Banca de DEFESA: ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA
2024-02-15 08:15:04.826
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA
DATA: 23/02/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Google Meet-https://docs.google.com/forms/d/1Q6jmXHd2-VKtgT33MYAS1pIujHjXeTkDfb-iCssHvmo/edit
TÍTULO: (TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES TRANS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TEATRO
PALAVRAS-CHAVES: Transgeneridades. Ensino Superior. Formação. Teatro. Escrevivência trans.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A pesquisa de título (TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE
ESTUDANTES TRANS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TEATRO possui o objetivo
de mapear e analisar alguns casos de formação de alunos/artistas transgênero e travestis em
cursos de graduação à nível superior em teatro nas Universidades Federais. A metodologia está
baseada nos estudos qualitativos e se sucedeu através de procedimentos como por exemplo:
coleta de dados, análise documental, tendo como objetivo porpor diálogos sobre a presença de
alunos trans* nos cursos de graduação em teatro. Para reflexão da vivência dos participantes nos
cursos de teatro foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se trata de uma
reflexão transcentrada. Foram selecionadas dois locos para investigação Universidade Federal
do Maranhão UFMA e Universidade Federal do Amapá UNIFAP com o intuito de fomentar
a discussão sobre as trangeneridades nos cursos de graduação em teatro e refletir como ocorre
o processo de formação desses alunos. O recente ingresso de mais pessoas trans* nos cursos de
nível superior tem ocorrido de forma recente em todo o país devido às ações afirmativas. O
objetivo principal deste estudo se sucede em refletir a formação de pessoas trans* nestes dois
ambientes de ensino. As perguntas chaves são: Como vem sido escrita a trajetória de pessoas
trans* nos cursos de nível superior de teatro? Qual a importância da vivência em um curso de
teatro no ensino superior para esses indivíduos? Este estudo está nos permitindo refletir as
transgeneridades, o teatro e a vivência no ensino superior, tendo em vista que somos só 0,02%
dos alunos nas universidades do Brasil. Para a reflexão trouxemos autores que nos auxiliem na
compreensão dessa temática; Leal (2021); Mombaça (2021); Neto (2020); Santos (2017); Dias
(2021). Novas proposições no campo da pedagogia e ciências sociais têm assegurado de
discussões sobre a formação e permanência de pessoas trans* nas universidades. Neste material
queremos refletir esses pontos no campo dos cursos de teatro. Os diálogos foram construídos a
partir de estudos bibliográficos e dados levantados por instituições/grupos de militância e como
ferramenta utilizamos entrevistas semiestruturadas. A partir da investigação, esta pesquisa
suscita reflexões a cerca da vivência das transgeneridades nas universidades e analisa a
importância do teatro no processo formativo desses graduandos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DODI TAVARES BORGES LEAL - UFSB
Presidente - 004.934.983-03 - JOSÉ FLÁVIO GONÇALVES DA FONSECA
Interno - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA