Banca de DEFESA: ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA

2024-02-15 08:15:04.826

DISCENTE: ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Google Meet-https://docs.google.com/forms/d/1Q6jmXHd2-VKtgT33MYAS1pIujHjXeTkDfb-iCssHvmo/edit
TÍTULO: (TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES TRANS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TEATRO
PALAVRAS-CHAVES: Transgeneridades. Ensino Superior. Formação. Teatro. Escrevivência trans.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A pesquisa de título “(TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES TRANS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TEATRO” possui o objetivo de mapear e analisar alguns casos de formação de alunos/artistas transgênero e travestis em cursos de graduação à nível superior em teatro nas Universidades Federais. A metodologia está baseada nos estudos qualitativos e se sucedeu através de procedimentos como por exemplo: coleta de dados, análise documental, tendo como objetivo porpor diálogos sobre a presença de alunos trans* nos cursos de graduação em teatro. Para reflexão da vivência dos participantes nos cursos de teatro foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se trata de uma reflexão transcentrada. Foram selecionadas dois locos para investigação Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Universidade Federal do Amapá – UNIFAP com o intuito de fomentar a discussão sobre as trangeneridades nos cursos de graduação em teatro e refletir como ocorre o processo de formação desses alunos. O recente ingresso de mais pessoas trans* nos cursos de nível superior tem ocorrido de forma recente em todo o país devido às ações afirmativas. O objetivo principal deste estudo se sucede em refletir a formação de pessoas trans* nestes dois ambientes de ensino. As perguntas chaves são: Como vem sido escrita a trajetória de pessoas trans* nos cursos de nível superior de teatro? Qual a importância da vivência em um curso de teatro no ensino superior para esses indivíduos? Este estudo está nos permitindo refletir as transgeneridades, o teatro e a vivência no ensino superior, tendo em vista que somos só 0,02% dos alunos nas universidades do Brasil. Para a reflexão trouxemos autores que nos auxiliem na compreensão dessa temática; Leal (2021); Mombaça (2021); Neto (2020); Santos (2017); Dias (2021). Novas proposições no campo da pedagogia e ciências sociais têm assegurado de discussões sobre a formação e permanência de pessoas trans* nas universidades. Neste material queremos refletir esses pontos no campo dos cursos de teatro. Os diálogos foram construídos a partir de estudos bibliográficos e dados levantados por instituições/grupos de militância e como ferramenta utilizamos entrevistas semiestruturadas. A partir da investigação, esta pesquisa suscita reflexões a cerca da vivência das transgeneridades nas universidades e analisa a importância do teatro no processo formativo desses graduandos.
Externo à Instituição - DODI TAVARES BORGES LEAL - UFSB
Presidente - 004.934.983-03 - JOSÉ FLÁVIO GONÇALVES DA FONSECA