Estudante defende a primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA

2021-12-27 17:25:14.564

publicado27/12/2021 12h26última modificação27/12/2021 14h55

Estudante defende a primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA.png

Com o tema “Predição da Cintilação Ionosférica de Amplitude pela Aplicação de Métodos de Aprendizagem de Máquina”, o estudante Otávio Carvalho defendeu, no dia 21 de dezembro, a primeira dissertação do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGAero) - Polo UFMA. As pesquisas sobre cintilação ionosférica vêm sendo desenvolvidas no Laboratório de Análise de Dados e Inteligência Artificial (DARTi Lab) da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação do professor Alex Oliveira Barradas Filho, docente do programa.

“A sociedade atual está cada vez mais dependente de produtos e serviços baseados no uso de satélites, entre os quais se destacam os sistemas de comunicação e navegação via satélite, tecnologias afetadas diretamente pelo fenômeno da cintilação ionosférica, que pode comprometer ou até mesmo inviabilizar a utilização de tais sistemas”, explicou Otávio. Nesse contexto, torna-se importante desenvolver ferramentas capazes de prever a ocorrência da cintilação ionosférica.

“O principal objetivo desse trabalho foi desenvolver modelos preditivos de curto prazo acerca da cintilação ionosférica de amplitude por meio de técnicas de aprendizagem de máquina, considerando informações relativas à atividade geomagnética, à dependência temporal e geográfica do fenômeno, às atividades solar e interplanetária e ao estado da ionosfera, avaliando a influência de diferentes características no desempenho dos modelos obtidos”, detalhou.

A realização do trabalho, segundo o estudante, contribui para o avanço no desenvolvimento de modelos preditivos acerca da cintilação ionosférica, melhorando o desempenho de futuros modelos, algo de grande utilidade e relevância no cenário maranhense devido às perspectivas de uso comercial do Centro Espacial de Alcântara, que poderá ser afetado pela cintilação ionosférica.

Estudante defende a primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA 1.png

Sobre o PPGAERO

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial-PPGAERO está associado à Rede Nordeste Aeroespacial-RNA, sendo a UFMA uma das Instituições Titulantes (isto é, instituições capazes de outorgar diplomas finais) da referida rede. Integram ainda a RNA, como instituições Titulantes, a UEMA, a UFPE e a UFRN, e como Instituições Colaboradoras, que apoiam o Curso de Pós-graduação fornecendo apoio técnico, laboratorial e/ou de recursos humanos, na parte operacional e/ou acadêmica, a Agência Espacial Brasileira-AEB, o Centro de Lançamento de Alcântara-CLA, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno-CLBI, o Centro Regional Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-CRN/INPE, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste-CETENE e o Instituto Federal do Maranhão-IFMA.

O PPGAERO oferta Curso de Mestrado Acadêmico que visa formar recursos humanos aptos a atuarem na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação tecnológica na área de Engenharia Aeroespacial. Para mais informações, visite o site do Programa www.ppgaero.ufma.br ou contate-nos pelo e-mail ppgaero@ufma.br.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante