Apoio do PPGFIL/UFMA: 1º Workshop Internacional sobre Interpretações das Lógicas Paraconsistentes

2020-10-14 17:32:21.748

1o Workshop Internacional sobre Interpretações das Lógicas Paraconsistentes

O que há de errado com uma contradição? Existem muitas respostas para essa pergunta. De um ponto de vista lógico, tradicionalmente se pensa que uma contradição gera o que os lógicos chamam de explosão: de uma contradição, podemos inferir logicamente qualquer proposição. Essa forma de inferência, também conhecida por um de seus nomes medievais, ex contradictione sequitur quodlibet, é uma das responsáveis pelo horror às contradições. Em outras palavras: aquele que aceita uma contradição acaba se comprometendo com suas consequências lógicas, que são, simplesmente, todas as proposições.

Com o advento de sistemas de lógica não-clássicas, já a partir da primeira metade do século XX, sistemas que toleram a presença de contradições, sem, no entanto, autorizar a regra da explosão, foram desenvolvidos. Esses sistemas são chamados de lógicas paraconsistentes, e existem diversos sistemas desse tipo disponíveis na literatura. A sua utilidade parece incontestável, em particular, na revisão do modo como consideramos as contradições. Diversas são as ocasiões, na filosofia e fora dela, nas quais uma contradição parece estar presente – podendo até mesmo, em algumas situações, ser aceita –, mas que ainda assim não parece razoável concluir daí o que se queira.

1Workshop Internacional sobre Interpretações das Lógicas Paraconsistentes colocará em foco precisamente essa característica das lógicas paraconsistentes: o fato de que, no contexto de uma lógica paraconsistente, se pode aceitar ou tolerar uma contradição. O que isso significa? Devemos nos comprometer com a concepção de que contradições são aceitáveis ou toleráveis porque, em algumas ocasiões, são verdadeiras? Ou é possível aceitar uma contradição, sem que se aceite que ela é verdadeira? O que isso significa? Questões como essas devem ser respondidas caso se queira alcançar uma compreensão filosófica dos sistemas de lógica paraconsistente, e colocá-las sob os holofotes é o alvo do presente Workshop.

Onde: Google Meet

Quando: 20, 21 e 22 de outubro de 2020

Palestrantes:

Abílio A. Rodrigues
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ederson Safra. Melo
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Eduardo A. Barrio
Universidade de Buenos Aires (UBA)

Guilherme Araújo Cardoso
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Jonas R. Becker Arenhart
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Walter Carnielli
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Período de inscrição: 14 - 20 de Outubro.

Inscrições e informacões: https://sigeventos.ufma.br/eventos/public/evento/wip