Matéria no portal da UFMA sobre o início do PPGFIL

2021-02-20 00:13:03.092

Foi realizada, nesta terça-feira, 9, a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Filosofia (PPGFil – UFMA), com a conferência do professor Ivan Ferreira da Cunha (UFSC), intitulada Distopia, Conhecimento e Valoração.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UFMA, reconhecido pela Portaria MEC nº 538, de 17 de junho de 2020, tem duas linhas de pesquisa: Linguagem e Conhecimento e Filosofia Prática. O Mestrado conta com quinze professores no seu quadro de docente, dos quais dois são professores colaboradores: um, da Federal do Piauí; e o outro, da Federal de Santa Catarina. Dos treze professores permanentes, dois são da UEMA e onze da UFMA.

A solenidade ocorreu via Google Meet, com a presença do reitor Natalino Salgado, que destacou a relação entre a Filosofia e o presente. “Foi amplamente questionada a real necessidade de o Estado financiar o ensino público para as pessoas estudarem Filosofia, Sociologia ou a Arte, em prol de um currículo acrítico e aplicável apenas à empregabilidade das pessoas e à geração de renda. Comecei a refletir, então, qual o papel da Filosofia para as pessoas em tempos de pandemia? Percebi que o simples ato de problematizar sobre a dura realidade que estamos enfrentando e refletir sobre os motivos que levam as pessoas a questionarem a necessidade da filosofia e de outras áreas das humanidades na contemporaneidade e cheguei a uma conclusão evidente: o conhecimento que liberta só existe diante da nossa capacidade de filosofar, elucubrar e questionar”, afirmou.

O reitor parabenizou os novos estudantes do mestrado, enfatizando que “esta área está madura e fortemente institucionalizada, fato que muito nos orgulha e ratifica o nosso compromisso com a universalidade do conhecimento e o livre pensar”.

Segundo o professor Ederson Safra Melo, coordenador do mestrado, a primeira seleção foi realizada no fim de 2020 e contou com 47 inscritos para 15 vagas ofertadas pelo programa. Em sua fala, ele fez uma retrospectiva, lembrando que, em 2016, o departamento de Filosofia submeteu uma Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) à CAPES, visando à criação de um mestrado acadêmico em Filosofia. “Após avaliação, sua implantação não foi recomendada. Em 2018, foi formada uma comissão permanente de professores com o propósito de retomar a elaboração de uma nova proposta de APCN. Com apoio institucional da UFMA, foram tomadas diversas providências para a adequação do curso e melhoria do APCN”, explicou.

Ele enfatizou que, após a finalização da APNC, a proposta foi julgada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES e aprovada no dia 7 de novembro de 2019. Ederson fala que a APCN foi avaliada positivamente em todos os quesitos da proposta. “Em 17 de junho de 2020, o curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UFMA foi reconhecido pela Portaria MEC nº 538. Agora, no dia de hoje, 9 de fevereiro de 2021, estamos aqui presenciando um momento histórico: a primeira atividade do curso de Mestrado em Filosofia da UFMA; um marco muito importante para a Filosofia na região Nordeste, em especial no Estado do Maranhão. Trata-se do primeiro Mestrado Acadêmico em Filosofia do estado”, declarou.

O docente lembrou também que o Maranhão era o único estado do Nordeste em que não havia Mestrado Acadêmico em Filosofia, e isso, para ele, não era algo positivo. “Os nossos estudantes, os nossos pesquisadores que estavam pesquisando Filosofia aqui na nossa região não conseguiriam prosseguir com a carreira acadêmica, porque muitos não teriam condições de se deslocar para outro estado e continuar seus estudos ou pesquisas. A criação do mestrado, na UFMA, preenche uma lacuna muito importante que faltava para o Nordeste, em especial, para o Maranhão”, enfatizou, lembrando que o programa tem alguns professores que são do curso de Filosofia do continente, então o mestrado interliga outros câmpus da UFMA, além de outros departamentos e centros de outras universidades.

Ederson finaliza dizendo que este momento é de grande felicidade e satisfação, tendo em vista o histórico da Filosofia da UFMA e a importância da criação de um mestrado acadêmico em Filosofia, uma vez que este é o primeiro e único no estado.

Lin para a matéria no portal da UFMA: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-da-as-boas-vindas-aos-estudantes-da-primeira-turma-do-mestrado-academico-de-filosofia

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante