Revisitando Carnap: Ciência e Filosofia.

2021-03-26 19:51:26.018

Palestra com o Prof. Dr. Gelson Liston (UEL)

Título da palestra: Revisitando Carnap: Ciência e Filosofia.

Período de inscrição: 18/03 - 01/04.

Data/hora: 01/04 às 14h.

Inscrições https://sigeventos.ufma.br/eventos/public/evento/carnap

Resumo da palestra

A proposta apresentada ao revisitar Carnap pretende mostrar que um dos principais objetivos da filosofia da ciência carnapiana, sobretudo expresso em seu princípio de tolerância linguística, enquanto um “oceano aberto de ilimitadas possibilidades”, é articular um método de resolver ou dissolver disputas e perplexidades filosóficas relativizando-as a um sistema linguístico de referência. Para tanto, pretendemos apresentar um esboço da obra carnapiana a partir de seus critérios de cientificidade, sua posição epistemológica e sua teoria da verdade. O faremos a partir da análise de algumas teses revisionistas que nos ajudam a avaliar a importância de Carnap em discussões atuais em filosofia da ciência, entendidas enquanto análise lógica da linguagem.

Um pouco sobre o  palestrante:

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e pós-doutorado pela University of Leeds, England - UK. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Atuação profissional em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: racionalidade, verossimilhança, progresso científico, fundacionalismo, antifundacionalismo, ontologia, semântica, unidade científica e tolerância linguística.
Autor do livro "Carnap: Lógica, Linguagem e Ciência" publicado pela editora phi.

Organização:

Núcleo de Lógica e Filosofia Analítica da UFMA (NELF/UFMA)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA (PPGFIL/UFMA).

Apoio:

Grupo de Filosofia da Lógica e da Linguagem (GFILL/CNPq).

Grupo de Lógica e Filosofia Formal (GELF/CNPq)

Grupo de Epistemologia e Ensino / CNPq.