Nota sobre falecimento do Prof. Roberto Machado

2021-05-20 15:02:19.876

O programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão – PPGFil – lamenta o falecimento, nesta última quarta-feira 19 de maio, do filósofo e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro Roberto Machado (1942-2021).

Além de seus trabalhos e cursos sobre a filosofia de Friedrich Nietzsche, Roberto Machado também foi responsável pela recepção e divulgação do pensamento francês, especialmente de Gilles Deleuze e Michel Foucault dos quais foi aluno e amigo. Tradutor, comentador e escritor, Roberto Machado estreitou, nos últimos cinquenta anos, os laços e as pesquisas cientificas entre o Brasil e a França. Seu trabalho buscou compreender a medicina social e a psiquiatria, a formação das ciências e, principalmente, a relação entre o trágico e a racionalidade, o que fez de seus artigos e livros uma tentativa constante de aproximar a Filosofia com a Literatura. Seu último livro, intitulado Impressões de Foucault, tem um marcado caráter biográfico-filosófico onde sua vida se entrelaça com o a própria experiência do pensamento.

Nos solidarizamos com os seus familiares e amigos, bem como com toda a comunidade filosófica que perde um de seus grandes representantes.

São Luís (MA), 20 de maio de 2021.