Conferências do NELF - Apoio do PPGFIL - Paradoxos: contradição e anti-excepcionalismo lógico

2021-09-18 14:48:46.681

Palestra: Paradoxos: contradição e anti-excepcionalismo lógico

Palestrante: Ederson Safra Melo (UFMA)

Período de inscrição: 18/09 - 23/00.

Data/hora: 23/09 às 19h.

Resumo da palestra:

Alguns paradoxos têm sobrevivido por séculos entre as batalhas filosóficas que apontam para soluções do problema dos paradoxos. A resiliência de paradoxos, como o do Mentiroso, sugere para alguns que contradições deveriam ser mantidas, tendo em vista que os seus danos podem ser controlados pelo uso de uma lógica paraconsistente. Entretanto, essa estratégia pode levantar suspeitas, considerando que ela viola o que poderia ser tomado como uma boa prática metodológica da ciência que consiste em evitar contradições por meio de revisão teórica. Na apresentação aqui proposta, pretendemos discutir duas estratégias amplas diante das contradições que resultam dos paradoxos: a estratégia que recomenda a acomodação das contradições e a estratégia que recomenda a revisão das contradições. Iremos investigar tais estratégias sob a perspectiva do anti-excepcionalismo lógico que assimila a metodologia da lógica com as ciências empíricas. Diante das diretrizes metodológicas já disponíveis nas discussões de contradições nas ciências empíricas, o resultado é que a estratégia da revisão deve ser preferida, ao menos considerando o estágio atual da ciência.

Palavras-chave: paradoxos, metodologia da ciência, anti-excepcionalismo lógico, lógica paraconsistente.

Um pouco sobre o palestrante:

Fez graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2009); concluiu o mestrado (2012 com bolsa CNPq) e o doutorado (2017, com bolsa CAPES) na área de Lógica e Epistemologia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante o doutorado foi pesquisador visitante na Brown University, EUA, (2015 - 2016, com bolsa CAPES/PDSE). Atualmente é professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA (PPGFIL-UFMA). É lider do grupo de ensino e pesquisa em filosofia da lógica e da linguagem (GFILL, CNPq). Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Filosofia da Lógica. Áreas de interesse: Paradoxos semânticos, dialeteísmo, filosofia da paraconsistência, anti-excepcionalismo lógico e teorias da verdade.