Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO CARVALHO VIANA

2022-09-26 13:08:47.349

DISCENTE: ADRIANO CARVALHO VIANA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Sala virtual (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: HERMENÊUTICA E NARRATIVA DE FICÇÃO COMO LUZ À INTERPRETAÇÃO DE À LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU, LIVRO l: do cotê chez shann de Marcel Proust
PALAVRAS-CHAVES: Hermenêutica. Memória. Tempo. Fenomenologia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Na presente pesquisa nos dedicamos a uma investigação filosófica sobre a memória e o tempo, a partir das obras de Paul Ricoeur (1913-2005), sobre o romance À la recherche du temps perdu, mormente o Livro I, intitulado: Du Cotê de chez Swann, do escritor Marcel Proust, para compreendermos como a faculdade da memória irrompe no romance, tornando o passado presente (caratér temporal), mediante as reminicências. A pesquisa foi, portanto, feita através de uma abordagem fenomenológica da memória e recordação verificando vicissitudes, possibilidades e limitações no plano da ficção. É relevante destacar que a presente pesquisa é interdisciplinar, integrando a Hermenêutica filosófica e a Literatura, mais especificamente a Hermenêutica de Paul Ricoeur e o romance- À la recherche du temps perdu- Tomo I de Marcel Proust (1871-1922). Consideramos que a narrativa segundo a constituição da intriga desenvolvida por Ricoeur em Temps et récit I e a narrativa de ficção em Temps et récit II contribuíram com nosso aporte teórico em que se caracterizaram como os entrelaçamentos de ações que destinam ao papel da memória no processo de narrativa um preponderante organizador do passado nos acontecimentos que pode ser revisado pelo ato da recordação (caratér puramente temporal), utilizamos de filósofos e linguistas com quem Ricoeur dialogou para chegarmos as conclusões, da investigação do Tempo e da Narrativa. Assim, estudamos: À la recherche du temps perdu- Du cotê de chez Swaan, através da Hermenêutica de Paul Rioceur, e sua contribuição de forma relevante para a nossa pesquisa em torno dos temas centrais, os quais foram de reconhecida importância para a teoria do romance.
Interno - 1062332 - LUIS INACIO OLIVEIRA COSTA
Presidente - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA