Ciclo de Seminários DQUIM UFMA-IFMA Plataforma Google Meet

2021-06-02 11:11:36.824

Prof. Dr. Sherlan Guimarães Lemos – Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Título do Seminário: Análise multivariada de dados químicos: alguns aspectos e aplicações

RESUMO: A análise multivariada consiste em uma coleção de métodos utilizados quando várias medidas são realizadas em um indivíduo ou objeto. A aplicação de métodos de análise multivariada no campo da Química está relacionada ao escopo da Quimiometria. A Quimiometria pode ser definida como uma disciplina química que utiliza matemática, estatística e a lógica formal para planejar ou selecionar procedimentos experimentais adequados e prover o máximo de informação química relevante pela análise dos dados químicos. Como contribuição ao tema, apresentaremos alguns aspectos da Quimiometria e aplicações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Avançados em Química Analítica da UFPB. Serão apresentadas aplicações relacionadas a duas áreas de interesse da Quimiometria – reconhecimento de padrões e calibração multivariada – empregando dados eletroquímicos (voltametria e espectroscopia de impedância eletroquímica) e espectrométricos (fluorescência molecular e emissão atômica) para o estudo e resolução de problemas de interesse ambiental, clínico, alimentar e forense.

Data: 07/06/2021
Horário: 9:20 h