Ciclo de Seminários DQUIM UFMA-IFMA: A química analítica e a agricultura: Uma visão parcial

2021-06-21 11:50:36.574

Ciclo de Seminários DQUIM UFMA-IFMA - Plataforma Google Meet

Profa. Dra. Ana Rita Nogueira

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste

Título do Seminário: A química analítica e a agricultura: Uma visão parcial

Resumo: Na apresentação serão abordados aspectos relacionados ao papel do agronegócio para o País e a química analítica no contexto de análises agrícolas.

Segunda-Feira dia 28-06-2021

Horário: 10:00 h

Link do Google Meet: https://meet.google.com/kcm-jgui-ggr

Profa. Dra. Ana Rita Nogueira

Possui graduação em Química, Bacharelado, pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Química (Físico- Química) pelo IQSC, Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Química (Química Analítica) pelo IQSC, de São Paulo (1993). Desenvolveu estágios no exterior junto à Universidade do Porto, Portugal e à Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1984. Orientadora credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, tendo orientado 26 doutores e 31 mestres. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: preparo de amostras e de materiais de referência, espectrometria de emissão e absorção atômica, espectrometria de massa, análise por injeção em fluxo e tratamento de resíduos químicos.