Seminários do DQUIM UFMA-IFMA: Título do Seminário: A multifuncionalidade de polissacarídeos naturais e modificados quimicamente

2021-07-21 14:47:18.464

Palestrante: Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho

Posssui doutorado em Ciências, na área de Química, com tese desenvolvida na área de biopolímeros (modificação, caracterização e interação com moléculas inorgânicas) pela Unicamp (2008), mestrado em Química Inorgânica pela UFPB (2005), com dissertação desenvolvida na área de materiais a base de fosfato de cálcio, é Licenciado em Química pela UEPB (2003) e cursou três anos de Engenharia Química pela UFPB, hoje UFCG. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Química da UFPI, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciência E Engenharia dos Materiais (Mestrado e Doutorado) e Química (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Biomateriais e Biopolímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: modificação de superfícies hidroxiladas ou nitrogenadas (celulose, quitosana, gomas, sílica, sílica mesoporosafilossilicatos, argilas e fosfatos), caracterização de materiais, sorção de espécies, estudos de liberação controlada de espécies, estudos com biomateriais a base de fosfatos, propriedades microbianas, cicatrização de feridas e fotodegradação de espécies poluentes através de argilas naturais com óxidos incorporados. Já possui mais de 150 artigos publicados ou aceitos em periódicos, um deles sendo escolhido para ser capa de revista, mais de 300 trabalhos apresentados/publicados em anais de eventos, 43 orientações de Iniciação Científica concluídas, 22 Trabalhos de Conclusão de Curso, 38 Dissertações de mestrado concluídas entre orientador e co-orientador, 13 orientações de doutorado concluída (orientador e co-orientador) e uma supervisão de pós-doutorado, além de 11 pedidos de patentes. Atualmente está orientando 4 alunos de iniciação, 4 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado, além de quatro supervisões de pós-doutorados e um DCR. Administrativamente, já foi Diretor de Campus, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências dos Materiais, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais e Coordenador Adjunto do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPI. Atualmente é Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Materiais Avançados, da Universidade Federal do Piauí.

A multifuncionalidade de polissacarídeos naturais e modificados quimicamente

RESUMO: Os polissacarídeos podem ser obtidos a partir de fontes diferentes, destacando-se os de origem vegetal, por ser uma fonte renovável, muitas vezes abundante e que podem geral um fortalecimento da economia por meio de arranjos produtivos locais. Estes polissacarídeos apresentam diversas propriedades em sua forma natural, mas podem ser expandidas  a partir de  diferentes modificações químicas, ou na forma de compósitos, para diversas aplicações. Esta palestra tem como objetivo apresentar a classificação dos polissacarídeos, algumas modificações químicas destes, e  demonstrar resultados para diferentes aplicações, para área de saúde, nanotecnologia, ambiental e agricultura.

Data: 26/07/2021

Horário: 10:00 Link  do Google Meethttps://meet.google.com/vim-uicv-utu