Banca de QUALIFICAÇÃO: CLICIA ADRIANA ABREU GOMES

DISCENTE: CLICIA ADRIANA ABREU GOMES
DATA: 12/12/2013
LOCAL: Sala de aula PPGCSoc
TÍTULO: FOLCLORE NO MARANHÃO: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UM INTERESSE (1948-1958)
PALAVRAS-CHAVES: Interesses – Investimentos – Folclore – Maranhão
ÁREA: Sociologia
RESUMO: As temáticas e problemáticas que envolvem práticas classificadas como folclóricas comumente atraem pesquisadores, intelectuais, políticos, gestores públicos, artistas, dentre outros, no sentido da formulação de ações e do direcionamento de certos investimentos. Assim, durante a pesquisa busquei desenvolver reflexões sobre interesses e investimentos voltados para formas culturais denominadas folclóricas a partir da análise da vinculação de agentes a Subcomissão Maranhense de Folclore, entre 1948 até 1958. Para tanto, explicitei informações sobre a gênese de interesses voltados para domínios culturais classificados como “populares” e que tiveram ressonâncias no Brasil. Também indiquei aspectos relativos à constituição e atuação da subcomissão maranhense e aqueles referentes a determinadas características sociais daqueles que tiveram seus nomes vinculados a ela, tais como: faixa etária, origem social e geográfica, formação escolar, inserções profissionais, experiências em agrupamentos culturais, tipos de publicação e quantidade voltadas para o tema do “folclore”. Por fim, procurei relacionar informações sociobiográficas aos conteúdos das produções escritas (textos literários, artigos e ensaios) de autoria de Antônio Lopes, Fulgêncio Pinto e Domingos Vieira Filho, enquanto indivíduos que se dedicaram aos “assuntos folclóricos” no Maranhão. De modo geral, o objetivo do trabalho foi compreender como ocorreu a aproximação entre agentes com posições mais elevadas ou que tendem à maior valorização de capitais simbólicos e práticas culturais que ocupam lugares sociais mais baixos em hierarquias centradas na posse de recursos econômicos, políticos e escolares?
Interno - 406625 - ELIZABETH MARIA BESERRA COELHO
Interno - 012.182.123-49 - MUNDICARMO MARIA ROCHA FERRETTI - UFMA