Banca de DEFESA: CLICIA ADRIANA ABREU GOMES

DISCENTE: CLICIA ADRIANA ABREU GOMES
DATA: 12/03/2014
LOCAL: Auditório B CCH
TÍTULO: A fabricação do folclore no Maranhão: investimentos e interesses no contexto da Subcomissão Maranhense de Folclore.
PALAVRAS-CHAVES: Interesses – Investimentos – Folclore – Maranhão
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O estudo consistiu na construção de reflexões sobre interesses e investimentos direcionados para formas culturais denominadas folclóricas a partir da análise da vinculação de agentes à Subcomissão Maranhense de Folclore bem como do exame de algumas de suas produções textuais. O objetivo foi tentar compreender como ocorre a aproximação entre agentes com posições mais elevadas ou que tendem à maior valorização de capitais simbólicos e práticas culturais que ocupam lugares sociais mais baixos em hierarquias centradas na posse de recursos econômicos, políticos e escolares. Para tanto, as estratégias de pesquisa se voltaram para a produção de dados tendo como suportes documentos, cartas, artigos de jornais, entrevistas, depoimentos e produções escritas de autoria de agentes classificados como “folcloristas” ou estudos bibliográficos que tangenciavam temas voltados para a “cultura popular” e “identidade” no Maranhão. Os referentes teóricos privilegiados foram baseados em autores preocupados em examinar as formas de envolvimento dos atores sociais em atividades de “construção da realidade social”, tais como Bourdieu, Elias e Geertz. Uma das conclusões do trabalho foi a de que a gênese dos interesses de “intelectuais” maranhenses pelo folclore foi alicerçada, dentre outros fatores, em olhares, visões de mundo e práticas operadas por agentes, relativamente mais afastados do “popular” e que foram responsáveis pela produção de diferenças, pelo engajamento no sentido de produzi-las e conserva-las, ainda que baseadas em rótulos, denominações, associações artísticas, disciplinares e políticas distintas ao longo do tempo.
Interno - 406625 - ELIZABETH MARIA BESERRA COELHO
Externo à Instituição - MARIA LAURA VIVEIROS DE CASTRO CAVALCANTI - UFRJ