Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉDLA FRAGA COSTA

2014-06-18 15:09:56.779

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉDLA FRAGA COSTA
DATA: 23/06/2014
LOCAL: Sala de aula do PPGCSoc
TÍTULO: PASSADO E PRESENTE DAS RELAÇÕES ACADÊMICAS NA UFMA: as cotas raciais como marco divisor.
PALAVRAS-CHAVES: Ações afirmativas, cotas socioraciais, negros, racismo, igualdade.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: As ações afirmativas, em especial, as cotas para universidades federais surgiram em um cenário de lutas reivindicatórias por parte do Movimento Negro e exigências internacionais para mudar-se o panorama de discriminação e desigualdade existente no Brasil, com isso, grande parte das Universidades Federais aderiram a programas de políticas afirmativas. Em um primeiro momento não havia uma uniformização entre as universidades sobre como e qual modelo deveria ser adotado e acabou que cada uma elaborou um próprio. A lei 12711/2012 surge na tentativa e regular e uniformizar as cotas socioraciais nas universidades federais. A partir da entrada em vigor da referida lei a UFMA destinou 25% de suas vagas de cotas para alunos oriundos da rede pública de ensino; 25% para estudantes que se autodeclararem negros e 4% para o que chama de Cota Especial, destinada a índios e deficientes. Pretende-se analisar o reflexo da implementação do sistema de cotas sobre as relações raciais na UFMA e questiona-se em que medida o modelo de ações afirmativas adotado pela UFMA, principalmente após a entrada em vigor da Lei 12711/2012, de fato, privilegia uma discussão racial na universidade? Os métodos norteadores da pesquisa serão a análise documental e o qualitativo, com ênfase em observação participante, questionário contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas com casos exemplares que possam aparecer ao longo da aplicação do questionário.
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 2198616 - ALVARO ROBERTO PIRES