Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA SUZY ANDRADE PITOMBEIRA

2014-11-03 16:13:09.821

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SUZY ANDRADE PITOMBEIRA
DATA: 10/11/2014
LOCAL: Sala de Multimidia do PPGCSoc
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NAS AUDITORIAS SOCIAIS DO INSTITUTO CARVÃO CIDADÃO (ICC) NA SIDERURGIA DE CARAJÁS.
PALAVRAS-CHAVES: crítica social, interesse, responsabilidade social empresarial.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A responsabilidade social empresarial vem ganhando visibilidade no cenário brasileiro a partir da década de 1990. De modo geral, vem sendo atrelada as respostas à demandas do público consumidor e/ou entidades de pressão social às preocupações de interesse social (ETHOS, 2002). No entanto, apesar da responsabilidade da empresa perante o social ser um marcador determinante, o conceito de RSE possui significados múltiplos e ambíguos. O engajamento das empresas siderúrgicas de Carajás com a questão do trabalho escravo configura-se como um marcador da redefinição do discurso empresarial, notadamente perceptível a partir da repercussão das denúncias sobre as condições de trabalho nas carvoarias a partir da década de 1970, notadamente com as ações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade pioneira a denunciar a existência desse tipo de relação de trabalho no campo brasileiro. A proposta tem por objetivo investigar a construção social da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no polo siderúrgico de Carajás , a partir de uma perspectiva êmica que procura entender a construção de dispositivos que objetivam regular as iniciativas da empresa voltada a controlar o exame formal das condições de trabalho nas carvoarias. Em outras palavras, nos interrogarmos sobre a construção e objetivação, em um contexto específico, de dispositivos (ferramentas técnicas) direcionados a qualificar informações sociais sobre as condições de trabalho nas carvoarias, objeto de crítica sistemática e que passam a ser integradas aos mecanismos de gestão da empresa. Enfim, de investigar o processo de produção de indicadores sociais convertidos em práticas de responsabilidade social. A interpretação será conduzida relacionando crítica social e interesse para a investigação do processo de produção da responsabilidade social empresarial (questão-chave) nas auditorias sociais do Instituto Carvão Cidadão na siderurgia de Carajás. Nossa leitura estará ancorada na abordagem institucionalista da empresa, que toma como ponto de apoio os aspectos sociopolíticos imbricados nas ações de responsabilidade social. Permite-nos pensar sobre os processos de institucionalização da RSE por meio de dispositivo regulatórios, assim como compreender a trajetória dos agentes nas instituições.
Presidente - 1307692 - PAULO FERNANDES KELLER
Interno - 1068386 - MARCELO DOMINGOS SAMPAIO CARNEIRO