Banca de DEFESA: JADEYLSON FERREIRA MOREIRA

DISCENTE: JADEYLSON FERREIRA MOREIRA
DATA: 26/08/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGCSoc
TÍTULO: ARENAS, REPERTÓRIOS E AÇÕES: o processo de tentativa de implantação do Terminal Portuário de São Luís, no povoado Cajueiro.
PALAVRAS-CHAVES: Cajueiro, Ações Coletivas, Arena, Repertórios de Ação, Terminal Portuário de São Luís
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertação está inserida na temática dos conflitos socioambientais e tem como objeto a experiência de mobilização política do povoado Cajueiro localizado na Zona Rural II do município de São Luís do Maranhão, nas circunvizinhanças do Complexo Portuário de São Luís. Analisa o movimento de resistência do referido povoado ameaçado pela instalação do Terminal Portuário de São Luís, da empresa WPR Gestão de Portos e Terminais LTDA. Nesse contexto, o estudo tenta reconstruir o processo de resistência que gerou uma série de ações coletivas a partir de alianças realizadas com povoados vizinhos, grupos de pesquisa, professores e estudantes ligados à Universidade Federal do Maranhão, Igreja Católica, atores políticos locais, movimentos sociais e entidades. A análise se volta para a questão da arena pública instalada em torno do conflito, mediada por relações de poder sobre o espaço em disputa, tendo como enfoque, a proposta de instalação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim. Considera, ainda, na análise, os repertórios de ações coletivas, acumulados pelos atores sociais ao longo do processo de resistência nos territórios ameaçados pelo processo de expansão da infraestrutura de logística portuária e industrial, descrevendo as formas de ação empregadas entre os meses de julho de 2014 e fevereiro de 2015. Foram analisadas 15 reuniões, 03 audiências públicas, 04 manifestações e realizadas 08 entrevistas. Além de consultas a revistas, informes, relatórios de produção, jornais, programas de TV, plano mestre do Porto de Itaqui e documentos jurídicos sobre a questão do Cajueiro. Procurou-se dar visibilidade às formas de mobilização dos atores e suas atuações que revelaram a importância do movimento que se formou em torno da comunidade.
Presidente - 1096955 - HORACIO ANTUNES DE SANT ANA JUNIOR
Interno - 703.287.891-19 - OLENA VOLODYMYRIVNA KOVTUN - UAAS