Banca de QUALIFICAÇÃO: LEOMIR SOUZA COSTA

DISCENTE: LEOMIR SOUZA COSTA
DATA: 22/02/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGCSoc
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UFMA: concepções e espaços formativos
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Professores de Sociologia. Ciências Sociais da UFMA. Espaços Formativos.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Inserindo-se no campo de estudo da Sociologia da Educação, o trabalho busca, como objetivo principal, analisar como ocorre o processo de formação dos professores de Sociologia na UFMA, adotando como referência os documentos norteadores da formação docente (Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, Referenciais Curriculares Nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura e Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs – dos cursos de Ciências Sociais da UFMA) e as concepções dos docentes e discentes sobre a formação de professores. Discute algumas questões sobre formação de professores no Brasil e, em linhas gerais, como se desenvolve a formação dos professores de Sociologia, fazendo inferência sobre alguns modelos formativos dos cursos de Ciências Sociais brasileiros.Outrossim, retoma a discussão sobre os desafios da formação docente e algumas questões relacionadas ao ensino de Sociologia.Adotando uma abordagem qualiquantitativa, também reúne algumas variáveis circunscritas às Ciências Sociais da UFMA, apresentando, brevemente, o processo de institucionalização do curso e analisando a estrutura curricular dos cursos de Ciências Sociais dessa instituição a partir da implementação da licenciatura. Promove uma caraterização dos corpos docente e discente, no intuito de analisar aspectos da formação e atuação dos professores do DESOC e traçar um comparativo entre os diversos perfis dos alunos desses cursos. Descreve ainda algumas questões relacionadas à dinâmica do processo formativo, dando relevo aos espaços diretamente associados à formação do professor de Sociologia, entre eles, o LECS, o PIBID e o estágio curricular de licenciatura.
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Interno - 5122304 - BENEDITO SOUZA FILHO