Banca de DEFESA: JOSY MARCIENE MOREIRA SILVA

DATA: 01/06/2016
LOCAL: Sala de multimidia do PPGCSoc
TÍTULO: “CASA DE PAPEL”: significados da escolarização Awá
PALAVRAS-CHAVES: Awá. Escolarização. Educação Escolar para povos indígenas. Maranhão
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertação analisa a introdução da escolarização entre os Awá e a relação que esse povo vem construindo com a instituição escolar. Toma como referência as propostas de escola em funcionamento e as concepções dos executores, colaboradores, observadores e lideranças Awá sobre os processos de escolarização em andamento. Os Awá são um povo de recente contato, que até a década de 1960 vivia um modo de vida caçador-coletor, com frequentes deslocamentos. Desde a década de 1970 começaram a ser contatados pela Fundação Nacional do Índio que os aldeou em diferentes terras indígenas. Após o contato, as iniciativas de escolarização foram sendo implementadas, a partir do final dos anos 1990. Atualmente vivenciam dois processos distintos de escolarização, conduzidos por diferentes instituições, em duas aldeias: Guajá e Awá. A análise efetivada na dissertação parte do pressuposto de que a introdução da escola para os Awá expressa uma forma de colonialidade do poder e do saber que pressupõe a escolarização como a única ordem possível.
Presidente - 406625 - ELIZABETH MARIA BESERRA COELHO
Externo ao Programa - 2283222 - JOAO MARCELO DE OLIVEIRA MACENA