Banca de DEFESA: LEOMIR SOUZA COSTA

DATA: 06/07/2016
LOCAL: Sala de multimidia do PPGCSoc
TÍTULO: AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFMA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Professores de Sociologia. Ciências Sociais na UFMA. Espaços Formativos.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O trabalho possui como objetivo principal analisar de que forma se desenvolve o processo de formação dos (futuros) professores de Sociologia na UFMA, adotando como referência os documentos norteadores da formação docente, sobretudo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica e os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Ciências Sociais dessa instituição, e as concepções dos professores e alunos sobre o processo formativo docente. Discute algumas questões sobre a formação docente no Brasil, em linhas gerais, e dos professores de Sociologia, de modo específico, fazendo inferência sobre alguns modelos formativos.Outrossim, retoma a discussão sobre os desafios da formação de professores e algumasquestões relacionadas ao ensino de Sociologia.Reúne também alguns elementos que concorrem para a compreensão do processo de institucionalização das Ciências Sociais na UFMA edas estruturas e mudanças curricularesocorridas a partir da implementação da licenciatura.Adotando uma abordagem qualiquantitativa, promove uma caraterização dos corpos docente e discente, no intuito de analisar aspectos da formação e atuação dos professores formadores e traçar um comparativo entre os diversos perfis dos alunos desses cursos. Analisa ainda algumas questões relacionadas à dinâmica do processo formativo, dando relevo aos espaços diretamente associados à formação do professor de Sociologia, entre eles, o LECS, o estágio e o PIBID, assim como às percepções dos alunos e professores. Foi possível perceber que a licenciatura em Ciências Sociais da UFMA é implantada tendo como base sustentadora o bacharelado, cuja concepção inicial assentava-se na formação de pesquisador e de caráter teórico-conteudista, o que não se distancia dos modelos formativos observados a nível nacional. Em razão do tratamento que historicamente recebeu as questões educacionais no Brasil, de modo geral, e no campo sociológico, especificamente, e da não constituição de um corpo docente formador que se aproxime das discussões em torno da Sociologia da Educação, o processo de formação dos futuros professores de Sociologia nessa instituição permanece caracterizado por uma concepção formativa alicerçada nos pressupostos do bacharelado e da pesquisa e balizada pela ênfase no domínio dos conteúdos, o que limita as discussões em torno da prática docente formadora.
Externo à Instituição - AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA - UFSC
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA