Banca de QUALIFICAÇÃO: NILVANETE GOMES DE LIMA

2016-06-20 14:25:33.641

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILVANETE GOMES DE LIMA
DATA: 27/06/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGCSoc
TÍTULO: Sombras, reflexos, permanências, dissidências:multiplicidade, naturalização do binário e produção de fronteiras nas práticas sexuais vivenciadas por universitários.
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidades. Estudos queer. Abjeção.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Sombras, reflexos, permanências, dissidências: multiplicidade, naturalização do binário e produção de fronteiras nas práticas sexuais vivenciadas por universitários. A partir da perspectiva dos estudos queerconcebo de que o corpo sexuado não é natural, mas produzido discursivamente, portanto há normas regulatórias que materializam o sexo através de práticas e processos que fazem com que as definições de gênero e de sexualidade sejam naturalizada e marcadas por aspectos do corpo, definindo seus sujeitos. Neste sentido, objetivo entender sob quais condições os corpos sexuados tomam forma e se relacionam com sua existência, compreendendo a possibilidade de serem apreendidos e a sua legitimidade nos deslocamentos de gênero dentro das culturas heteronormativas. Metodologicamente pretendo fazer da intenção biográfica um exercício etnográfico, trabalhando com coleta de trajetórias de vida de sujeitos universitários ou com cursos superiores já finalizados mas fazendo pós-graduação, que auto-identificam suas sexualidades como pretensamente fora da ordem heterossexual. Dentre as entrevistas realizadas até o momento, as trajetórias levantadas já me apontam questões importantes como a “necessidade de uma identidade definida” e de uma normalização do seu próprio corpo no caso de umtrans-homem; a normalização das relações homoafetivas a partir de uma perspectiva heteronormativa no caso dos que se definem como gays e lésbicas; a suposta “inferioridade” na auto-representação da bissexual, pois em sua fala parece ainda não ter decidido sobre se será hetero ou lésbica e, principalmente, as recorrentes situações de abjeção vividas por todos.
Interno - 1925487 - MARTINA AHLERT
Presidente - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA