Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO LIMA DOS SANTOS

2016-06-27 18:40:34.998

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO LIMA DOS SANTOS
DATA: 28/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala do grupo de pesquisa religião e cultura popular
TÍTULO: “Com vistas a polícia”: tambor de mina e pajelança nas páginas dos periódicos na virada do século XIX para o XX
PALAVRAS-CHAVES: Tambor de Mina, Pajelança, São Luís, Primeira República.
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Os estudos sobre os africanos e seus descendentes no Brasil remetem ao fim do século XIX, bem próximos do momento de efervescência do movimento abolicionista e da proclamação da república e todos os novos ideais e projetos para criação de um novo modelo de sociedade moderna. Esse novo projeto civilizacional incluía uma atenção sobre a população negra, especificamente sobre a sua presença e inserção no meio social, como também sobre a seus saberes e fazeres. A antropologia brasileira é, em certa medida, herdeira desse saber, construído por intelectuais da época e que buscavam criar certas reflexões e entendimentos sobre a cultura dessa grande parcela da população. Atualmente os estudos sobre a cultura negra já estão concentrando esforços na compreensão das singularidades das manifestações religiosas afro-brasileiras, destacando principalmente em que aspectos estas se articulam com o complexo processo de colonização, a influência do catolicismo, a perseguição policial e os projetos de organização urbana e social. Nesse sentido, o objetivo almejado neste projeto é compreender a relação entre religião e sociedade pensando o Tambor de Mina e a Pajelança no contexto da cidade de São Luís na virada do Século XIX para o XX a partir das notícias de jornais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 012.182.123-49 - MUNDICARMO MARIA ROCHA FERRETTI - UFMA
Externo ao Programa - 2518225 - RAIMUNDO INACIO SOUZA ARAUJO
Presidente - 021.797.767-72 - SERGIO FIGUEIREDO FERRETTI - UFMA

fim do conteúdo