Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: TAUAN DE ALMEIDA SOUSA

2016-08-19 15:35:16.111

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAUAN DE ALMEIDA SOUSA
DATA: 26/08/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de multimidia do PPGCSoc
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, BARBÁRIE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reprodução comportamentalista ou construção de enfrentamentos para além do capital? Elementos para uma reflexão crítica acerca do Projeto ECOA.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento sustentável, educação ambiental crítica, educação ambiental conservadora, Reserva Extrativista de Tauá-Mirim.
PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades abertas pelo Programa ECOA de Educação Ambiental Comunitária, realizada por agentes ligados à ALCOA/ALUMAR, empreendimento desenvolvimentista implantado na Zona Rural II de São Luís desde início da década de 1980. Questiona-se, isto posto, se tal iniciativa atua enquanto transmissora de um quadro de valores que, pretensamente, busca apontar indicações no enfrentamento de problemas ambientais, mas resvala na reprodução do atual quadro societário, ou se atua enquanto prática que abre espaço para a atitude crítica e fornece elementos para o enfrentamento da lógica que produz o quadro de problemas hoje nomeado como crise ambiental. Escolheu-se a Zona Rural II de São Luís por esta região, deste o período indicado, ser palco do que a literatura sociológica contemporânea denomina como conflitos ambientais, oriundos da implantação de grandes projetos desenvolvimentistas, seus desdobramentos, e as permanentes investidas para a alocação de novos empreendimentos, os quais vivem a produzir ameaças às comunidades e à continuidade de suas formas de reprodução social, entendidas tanto no âmbito físico quanto simbólico. Para alcançar o intento aqui proposto, a pesquisa envolveu revisão bibliográfica de cunho exploratória, análise documental e entrevistas semi-dirigidas. Esta dissertação tem como pano de fundo a discussão teórica sobre modernidade, desenvolvimento, conflitos ambientais, sustentabilidade e educação ambiental. A pesquisa conclui que o Programa ECOA integra o grupo que a literatura sobre o tema designa como Educação Ambiental conservadora. Portanto, como desdobramento, temos a despolitização da educação ambiental, assim como a não abertura de espaços de enfrentamento aos elementos produtores dos problemas e conflitos socioambientais presentes atualmente na Zona Rural II de São Luís.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1467821 - ELIO DE JESUS PANTOJA ALVES
Presidente - 1096955 - HORACIO ANTUNES DE SANT ANA JUNIOR

fim do conteúdo