Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA

DISCENTE: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA
DATA: 19/12/2016
LOCAL: Sala do NEAD/UFMA
TÍTULO: As "escolas de elite" de São Luís: escolhas, segregação e estratégias de reprodução social.
PALAVRAS-CHAVES: "Escolas de elite"; Segregação social; Segregação escolar; Estratégias de distinção; Estratégias de reprodução
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertação analisa como processos de escolarização podem revelar as lógicas de reprodução social das "elites". Toma-se como campo empírico as "escolas de elite" de São Luís, capital do estado do Maranhão. Trata-se de escolas privadas, caracterizadas como escolas de alto padrão que atendem as famílias que podem arcar com mensalidades de alto valor econômico. Elas estão localizadas nos bairros considerados nobres da cidade e monopolizam as primeiras posições dos ranking do ENEM (Exame nacional do ensino médio" com altas taxas de aprovação nos grupos mais concorridos e mais prestigiosos das Universidades públicas do Maranhão. Desse modo, objetivou-se desvelar por um lado, as estrategias de distinção das "escolas de elite" de São Luís, e, por outro lado, as estrategias de reprodução das familias que as frequentam. primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica de um conjunto de trabalhos de categorias analíticas no âmbito de uma sociologia da escolha dos estabelecimentos de ensino, com foco na segregação social e escolar e de uma sociologia das categorias socioprofissionais dos grupos dominantes. Em segundo lugar buscou-se construir o espaço das ""escolas de elite" ludovicense elegendo como elementos determinantes a localização no espaço social urbano e o desempenho no vestibular. Desta análise decorre que doze escolas foram identificadas, tendo estas em comum a localização em bairros "nobres" e a regularidade dos melhores desempenhos nos rankings do ENEM entre 2010 e 2014. Destas escolas, duas foram consideradas emblemáticas e selecionadas para que fossem realizadas entrevistas com seus fundadores e/ou porta-vozes. Por fim, partindo da hipótese de que as estratégias de reprodução das famílias passam por um processo de escolarização via setor privado do sistema secundário de ensino em direção aos cursos superiores mais prestigiosos nas universidades públicas, analisou-se os questionários socioeconômicos e culturais dos cursos de Direito e Engenharia Civil da UEMA (2010 - 2015) e Direito e Medicina da UFMA. Estes dados permitem determinar o peso da relação entre escolarização (capital econômico + capital cultural), propriedades sociais e monopólio dos cursos mais prestigiosos, que concorre para a formação e um espaço social e escolar hierarquizado.
Co-orientador - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Interno - 1520386 - IGOR GASTAL GRILL