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Banca de DEFESA: BARTOLOMEU RODRIGUES MENDONCA

2017-01-24 18:11:42.55

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARTOLOMEU RODRIGUES MENDONCA
DATA: 30/01/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório A do CCH
TÍTULO: CONTINUUM COLONIAL: COLONIALIDADE (= MODERNIDADE), EMPREENDIMENTOS CAPITALISTAS, DESLOCAMENTOS COMPULSÓRIOS E ESCRAVOS DA REPÚBLICA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Continuumcolonial.Colonialidade (= Modernidade). Desenvolvimento. Deslocamento compulsório. Resistência escravos da república.
PÁGINAS: 310
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho de tese contesta a compreensão corrente e acadêmica sobre modernidade como expressão de uma humanidade civilizada e superior em todas as dimensões (social, política, econômica, cognitiva, moral) e que teria na colonialidade seu efeito colateral e indesejado, que supostamente já estaria superada ou em vias de superação. Ao contrário, procura demonstrar que é possível uma inversão conceitual-analítica, ou seja, que o que perdura e se aprofunda atualmente é a colonialidade, emergente a partir do século 15, com o início das grandes navegações dos impérios europeus rumo à conquista do, por eles mesmos denominado, novo mundo, e a modernidade figura como benefícios econômicos, políticos, cognitivos, etc. restritos aos colonizadores, ou a sua pequena e dependente casta de súditos, fruto do saque, do roubo, da morte das vítimas da colonialidade, atualizada e aprofundada, no tempo presente, pela elite herdeira colonial. Tem-se, portanto, a expressão mundial da colonialidade (= modernidade) que sugere, como proposta analítica, o continuumcolonial. Para demonstrar a tese da colonialidade (= modernidade) e do continuumcolonial elegeram-se as situações empírica dos deslocamentos compulsórios e das expropriações dos territórios, dos recursos, dos produtos, dos saberes e do governo das populações deles decorrentes. A elite colonial, bem como sua herdeira, que promoveram/promovem a acumulação primitiva e por espoliação, ao mesmo tempo se beneficiaram/beneficiam da expropriação e exploração dos territórios e da força de trabalho dos povos indígenas e africanos e outros povos ou comunidades tradicionais – hoje os escravos da república. O debate sobre modernidade, transmodernidade, colonialidade, desenvolvimento, progresso, globalização, apesar de controverso, constituiu a base para a principal hipótese desta tese: os deslocamentos compulsórios em razão do planejamento, instalação e operação de grandes projetos de desenvolvimento intensivos em terra, capital e trabalho, que hierarquizam os grupos sociais humanos, bem como os seus territórios, em civilizados/bárbaros ou qualificados/desqualificados ocorrem, atualmente, como desdobramentos do modusoperandi colonial – pelo continuumcolonial. Para demonstrar tal hipótese, bem como guarnecer esta tese, além de recorrer à larga produção acadêmica (que vai desde as contribuições de Marx, 1985; Benjamin, 1987; Harvey, 2010; Foucault, 2008; Ianni, 2000 até os denominados pós ou decoloniais latino-americanos como Dussel, 2005; Mignolo, 2003; Quijano, 1992), consideraram-se, também, as falas classificadas como sendo senso comum, aquelas contidas nas narrativas, nas conversas das pessoas das comunidades tradicionais ou que circulam correntemente em panfletos, jornais, e sítios da internet. Os típicos empíricos analisados e que passam ao status privilegiado de entes para inferência foram as comunidades da RESEX Tauá-Mirim, na Área Rural II de São Luís/MA, a comunidade Piquiá de Baixo em Açailândia/MA; o Projeto Pioneiro de Colonização de Buriticupu/MA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1096955 - HORACIO ANTUNES DE SANT ANA JUNIOR
Interno - 2198616 - ALVARO ROBERTO PIRES
Externo ao Programa - 1551792 - CINDIA BRUSTOLIN
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS GOMES DOS ANJOS - UFRGS
Externo à Instituição - PATRICIA MARIA PORTELA NUNES - UEMA

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