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Banca de DEFESA: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA

2017-06-05 14:57:45.519

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA
DATA: 22/06/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência do NED-UFMA
TÍTULO: AS “ESCOLAS DE ELITE” DE SÃO LUIS: escolhas, segregação e estratégias de distinção escolar.
PALAVRAS-CHAVES: “Escolas de elite”; Segregação; Ação escolar; Estratégias de distinção; Estratégias de reprodução.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O trabalho busca explicar como processos de escolarização podem revelar as lógicas de reprodução social das “elites”. Definiu-se como campo empírico as “escolas de elite” de São Luís-MA. Trata-se de escolas privadas, de alto padrão escolar e mensalidades de alto valor econômico. Estão localizadas nos bairros considerados nobres da cidade e monopolizam as primeiras posições dos rankings do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Esta análise se situa no âmbito de uma sociologia da escolha dos estabelecimentos de ensino e de uma sociologia das elites, com ênfase na segregação social e escolar e a reprodução social dos grupos dominantes. Após uma revisão da literatura especifica sobre estas categorias analíticas, buscou-se construir o espaço das “escolas de elite” ludovicenses, elegendo como elementos determinantes a localização no espaço social urbano e o desempenho no vestibular. Entre as dez escolas melhores classificadas nestes critérios, três são objeto de um estudo de caso, no qual se buscou: reconstituir suas histórias sociais, através de entrevistas com seus agentes fundadores e apreender o sentido da ação escolar por meio da impressão que elas constroem de suas práticas através de seus websites. Uma análise comparativa permitiu objetivar o caráter de diferenciação entre essas escolas, através da construção de tipos ideais da ação escolar, resultado da relação entre as estratégias de reprodução social dos seus fundadores, regidas por diferentes formas de capital e disposições (habitus) de classe. O estudo revela que as “escolas de elite” ludovicenses estabelecem uma relação ao mesmo tempo diletante e utilitarista com a cultura escolar dominante, contribuindo com a reprodução social das elites e um processo de segregação social e escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Presidente - 1790877 - JUAREZ LOPES DE CARVALHO FILHO
Externo à Instituição - MARIANA MONT ALVERNE BARRETO LIMA - UFC

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