Banca de DEFESA: KARLA SUZY ANDRADE PITOMBEIRA

2017-07-24 18:56:02.606

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SUZY ANDRADE PITOMBEIRA
DATA: 04/08/2017
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA – CCH-UFMA
TÍTULO: A DIMENSÃO MORAL DA EXPERIENCIA LABORAL DOS AUDITORES DO INSTITUTO CARVÃO CIDADÃO (ICC) NA SIDERURGIA DE CARAJÁS.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho escravo, experiência moral, reponsabilidade social, auditorias, siderurgia. Carajás.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: O trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar os princípios de julgamento (gramática moral) utilizados pelos auditores do Instituto Carvão Cidadão (ICC) relacionados às situações de trabalho escravo em carvoarias no Maranhão a partir da discussão sobre responsabilidade social. O ICC foi criado pelas empresas siderúrgicas de Carajás para realizar o levantamento das condições de trabalho de seus fornecedores/produtores de carvão vegetal. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com os auditores dos ICC, análise documental dos estudos e relatórios produzidos por instituições de combate ao trabalho escravo e Atas de reuniões do instituto disponibilizadas em seu site. Nosso foco da análise recai sobre a experiência dos auditores em seu ambiente laboral, investigando suas práticas, visões e limitações sobre os processos de auditorias voltados à construção da empresa socialmente responsável.
Externo ao Programa - 1551792 - CINDIA BRUSTOLIN
Externo à Instituição - DELMO MATTOS DA SILVA - UNICEUMA