Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: CAROLINA VASCONCELOS PITANGA

2017-08-15 16:14:00.132

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA VASCONCELOS PITANGA
DATA: 06/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA – CCH-UFMA
TÍTULO: PRODUÇÕES DISCURSIVAS DA DIFERENÇA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: gênero e intersecções.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Discursos. Mídia.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Neste estudo realizo uma investigação sobre a produção do gênero considerando os anúncios publicitários veiculados pelas empresas Natura e Boticário na televisão aberta durante os intervalos da programação. A publicidade constitui um campo discursivo que articula significações, representações, valores e ideais, produzindo uma série de interpretações e pontos de vistas diferenciados de acordo com um determinado público alvo. As referências visuais e sonoras necessárias para a produção de uma peça publicitária têm como objetivo impactar o telespectador/consumidor de alguma forma. Sendo assim, o objetivo principal é compreender de que modo esses anúncios publicitários produzem o gênero e, a partir daí, sublinhar o que ali se destaca como modelos, considerados ideais, de feminilidade e de masculinidade em seus enunciados, à medida que, através do discurso, posicionam os sujeitos, nomeando-os e classificando-os. As categorias analíticas discurso e efeito de verdade (Foucault, 2012; 1992) e os esquemas analíticos propostos pelos autores Michel Foucault e Judith Butler (2003) instrumentalizaram a identificação de que, no tocante às representações da diferença de gênero, os anúncios publicitários podem ora veicular conteúdos que reiteram as marcações das diferenças, ora podem servir para atualizar e transformar esses padrões até então excludentes, o que desestabiliza a equação de que a mídia é constituída somente de enunciados hegemônicos e que não há visibilidade para outras vozes ou imagens dissonantes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIZABETH SOUSA ABRANTES - UEMA
Externo à Instituição - IARA APARECIDA BELELI - UNICAMP
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Externo à Instituição - JUCIANA DE OLIVEIRA SAMPAIO - IFMA
Presidente - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA

fim do conteúdo