Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA CARRAMILO RAPOSO

DISCENTE: CLARISSA CARRAMILO RAPOSO
DATA: 10/11/2017
LOCAL: Núcleo de Tecnologia e Informática (NTI) da UFMA
TÍTULO: Cobertura midiática das Olímpiadas Rio 2016: a construção da imagem da jogadora de futebol pela imprensa no Brasil e nos Estados Unidos
PALAVRAS-CHAVES: sociologia do esporte; estudos de gênero; comunicação e mídia; cultura do futebol; futebol feminino
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Trata-se de estudo que analisa a construção da imagem da jogadora de futebol a partir de material veiculado pela imprensa brasileira e norte-americana durante o período dos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro, em 2016. O trabalho promove ampla discussão teórica sobre a relevância do estudo do esporte sob perspectivas sociológicas, relacionando-o às questões de gênero no futebol, explorando a reprodução de estereótipos nocivos pela mídia online e televisiva. Observa, ainda, dados sobre desenvolvimento humano por meio do esporte recentemente obtidos e divulgados por organismos internacionais, problematizando as atuais referências científicas na área e verificando o atual estado da educação de gênero em dois contextos socioculturais distintos.
Externo ao Programa - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA