Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO BASTOS RODRIGUES

2018-05-14 14:14:51.923

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO BASTOS RODRIGUES
DATA: 23/05/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGCSoc
TÍTULO: PROCESSOS DE POLITIZAÇÃO DO “DESENVOLVIMENTO” ENTRE PARLAMENTARES BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Elites políticas; Intelectuais, Politização; Produção escrita; “Desenvolvimento”
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: A tese trata dos processos e das condições de “politização” da categoria “desenvolvimento” a partir das trajetórias e da produção escrita de políticos brasileiros, atuantes entre 1945 e 2010. O estudo se insere na agenda de investigações, constituída no âmbito do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC), que examina justaposições entre domínios da vida social (governamentais, parlamentares, universitários, intelectuais, editoriais, etc.) e os princípios de intervenção política em pauta no espaço de poder. Foram localizados 74 deputados federais e senadores que participam de debates relativos à “questão do desenvolvimento” ao longo do século XX e início do século XXI. Os agentes foram estudados por intermédio da comparação de dados biográficos referentes às origens familiares e geográficas, títulos escolares obtidos, ocupações desempenhadas, cargos políticos (eletivos e administrativos) ocupados, período de atuação, inscrições culturais diversas, gêneros de escrita, editoras e temas privilegiados nas publicações.
Interno - 2584879 - ELIANA TAVARES DOS REIS
Presidente - 1520386 - IGOR GASTAL GRILL