Banca de QUALIFICAÇÃO: RARIELLE RODRIGUES LIMA

2018-12-10 15:10:19.812

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RARIELLE RODRIGUES LIMA
DATA: 18/12/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGCSoc
TÍTULO: TRÂNSITOS, FLUXOS E TEMPORALIDADES: produções de gênero no cotidiano escolar em Pio XII-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero. Cotidiano escolar. Educação.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: As experiências do cotidiano escolar construídas pelos/as sujeitos/as permitem conhecer o emaranhado de discursos, que circulam nos espaços escolares, que constituem as práticas de direcionamentos e engendramentos de condutas e comportamentos. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo, compreender esses processos de produção do gênero no cotidiano da escola, evidenciando os enunciados e narrativas presentes neste espaço que deslocam, atualizam e reiteram condutas de entendimento e de reconhecimento do outro e de si. Construo em um tecer etnográfico os acontecimentos que são analisados em uma perspectiva pós-estruturalista da categoria gênero a partir das teorias de Judith Butler, Teresa de Lauretis e Michel Foucault, problematizando os processos de cristalização e naturalização do gênero. A pesquisa ocorre no Município de Pio XII, entre os anos de 2017 e 2019, em dois Centros de Ensino Médio.
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Externo à Instituição - JUCIANA DE OLIVEIRA SAMPAIO - IFMA