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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA PEREIRA DE CARVALHO CRUZ

2019-08-01 12:22:37.413

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA PEREIRA DE CARVALHO CRUZ
DATA: 28/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGCSoc
TÍTULO: DANDO UM CLOSE: PRODUÇÕES DE GÊNERO NO CINEMA DOCUMENTAL DO PARÁ E DO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: gênero, cinema, documentário, discurso, desconstrução.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Gênero envolve compreender uma categoria de análise de relações de poder, alvo de construções e desconstruções, que provocam tensionamentos aos binarismos homem/mulher – feminino/masculino, no acionamento de discursos de saber-poder enquanto produção de verdades e identidades. Compreender os processos de produção de gênero, a partir dos discursos presentes em nossa sociedade, nos possibilita abordar questões relativas a processos de tecnologias de gênero. Neste sentido, o cinema configura um recurso de construção de discursos, pois é meio de circulação de sentidos e uma tecnologia social de produção de gênero. Utilizando alguns filmes documentais como – As Filhas da Chiquita (Priscilla Brasil, BRA, 2006) e Um atentado violento ao pudor (Gilson Goulart e Keila Simpson, BRA, 2016) – a referida pesquisa busca analisar as produções de gênero presentes em filmes documentais produzidos nas regiões de Pará e Maranhão no século XXI. Analisar cinema documental envolve compreender quais os discursos que são produzidos em regiões por vezes pouco visibilizadas em nível nacional, no caso, Norte e Nordeste. Além disso, estudar a produção de documentários sobre as experiências de sujeitos que são socialmente ditos como desviantes ou dissidentes de padrões culturais inteligíveis, próprios ao referencial heteronormativo nestas regiões, possibilita em olhar mais atento às demandas locais sobre tais problemáticas. Buscamos compreender que narrativas estão sendo produzidas sobre tal temática e as produções de gênero que circulam nestes contextos. Foram utilizados como principais referenciais teóricos e metodológicos Michel Foucault, Jacques Derrida, Judith Butler, Teresa de Lauretis, teóricas brasileiras transfeministas Jaqueline de Jesus, Luma Andrade, Letícia Lanz e Amara Moira, a partir de conexões com as perspectivas do Pós-estruturalismo. A pesquisa foi realizada inicialmente com o levantamento de filmes documentários produzidos no Pará, em bancos de dados existentes via internet – teses de doutorado, festivais de cinema, produtoras de filmes, reportagens e divulgações culturais, plataformas de compartilhamento de vídeos e redes sociais. No Pará foi realizado o levantamento de 212 filmes produzidos entre 2001 a 2018, sendo pré-selecionados 54 filmes que se enquadravam nos critérios da pesquisa de filme documental. A seleção dos filmes a serem analisados ocorreu a partir do segundo critério de pesquisa: filmes cuja temática principal envolvia experiências de descentramentos à inteligibilidade cultural heteronormativa. Apenas dois filmes se enquadraram nestes critérios – As Filhas da Chiquita (Priscilla Brasil, BRA, 2006) e Noite Suja (Allyster Fernadez, BRA, 2016). Tais filmes foram assistidos e transcritos, considerando as falas, cenas, sons, imagens e aspectos fílmicos. Nas análises iniciais, observamos os tensionamentos relacionados a produção de categorias identitárias de gênero, interseccionalidades com religiosidade e regionalidade e mecanismos de resistência frente a processos de abjeção.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAROLINA VASCONCELOS PITANGA - UEMA
Externo à Instituição - JUCIANA DE OLIVEIRA SAMPAIO - IFMA
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Interno - 407293 - SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA

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