Banca de DEFESA: RARIELLE RODRIGUES LIMA

2019-09-11 15:28:42.952

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RARIELLE RODRIGUES LIMA
DATA: 25/09/2019
LOCAL: Sala de Aula do PPGCSoc
TÍTULO: TRÂNSITOS, FLUXOS E TEMPORALIDADES: produções de gênero no cotidiano escolar em Pio XII-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero. Cotidiano escolar. Educação.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: As experiências do cotidiano escolar construídas pelos/as sujeitos/as permitem conhecer o emaranhado de discursos que circulam nos espaços escolares. Discursos estes que, aliados às práticas, direcionam e engendram comportamentos, indivíduos e processos de subjetivação e/ou de sujeição. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo, compreender processos de produção do gênero no cotidiano escolar, no Município de Pio XII, entre os anos de 2016 e 2019, em dois Centros de Ensino Médio. Construo em tecer etnográfico os acontecimentos que aqui são analisados, aproximando-me de algumas vertentes da perspectiva pós-estruturalista, presentes nas obras de Judith Butler, Teresa de Lauretis e Michel Foucault, principalmente, buscando problematizar os processos de cristalização e naturalização do gênero. Para isto, destaco enunciados que estão dispersos neste contexto, entre os diversos atores presentes nas escolas e, que, ao mesmo tempo estão interligados, pois intencionam a homogeneização de certas uniformidades discursivas, deslocando, atualizando e reiterando certas compreensões e reconhecimento do outro e de si como sujeito, como efeitos das experiências produzidas nesse contexto.
Interno - 1581735 - CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO
Externo à Instituição - CAROLINA VASCONCELOS PITANGA - UEMA