Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISTHELA RODRIGUES DA SILVA

2020-11-18 10:26:58.169

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISTHELA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 30/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência através do Google Meets
TÍTULO: MORRER NAS MORRARIAS: autonomia, dignidade e formas de solidariedade nas situações de morte no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
PALAVRAS-CHAVES: Comunidades Tradicionais, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Associações Funerárias, Solidariedade Múltipla, Autonomia.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Os eventos associados às situações de morte podem ser entendidos como expressão de solidariedade múltipla e de defesa da autonomia das famílias que integram as comunidades tradicionais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). Antes mesmo da criação dessa unidade de conservação de proteção integral, muitas famílias já viviam no Parque, consolidando um modo de vida marcado por formas particulares de interação com a natureza. Essa presença permitiu igualmente consolidar uma organização social e econômica pautada no uso e manejo dos recursos e no desenvolvimento de distintas atividades. Entre as especificidades dessas comunidades tradicionais podemos observar formas de organização, como as “associações funerárias”, criadas para responder às necessidades materiais e cerimoniais em situações de morte. As Associações Funerárias referem-se a um modelo organizacional formado pelas famílias residentes em diferentes localidades no PNLM para fazer frente às demandas materiais e simbólicas relacionadas com as situações de morte. Cada associado contribui com uma pequena quantia em reais e o montante transforma-se em fundo destinado a cobrir todos os itens indispensáveis aos rituais funerários. O modo como as associações funerárias se estruturam, a disposição dos seus integrantes por várias localidades espalhadas pelo PNLM, configuram o que denominamos “territórios de solidariedade múltipla”, caracterizados por perímetros específicos ou intercruzados, consolidados a partir de um conjunto de regras ancoradas em princípios morais, econômicos, jurídicos, religiosos e simbólicos. Assim, o trabalho procura dar conta desse sistema de entreajuda e dos mecanismos de solidariedade acionados pelos integrantes dessas Associações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANNELISE CAETANO FRAGA FERNANDEZ - UFRRJ
Presidente - 5122304 - BENEDITO SOUZA FILHO
Interno - 3299493 - JOAQUIM SHIRAISHI NETO

fim do conteúdo