Colóquio Internacional

2020-11-24 15:16:52.436

I Coloquio Internacional frente a megaproyectos y lógicas hegemónicas: diálogos entre investigadores, activistas y voces subversivas

Período: 16, 17 e 18 de dezembro de 2020.

Ambiente virtual com transmissão pelo canal do YouTube: GEDMMA Oficial.
Página associada do evento:  http://www.gedmma.webnode.com

Resumo

O I Colóquio Internacional frente a megaprojetos e lógicas hegemônicas: diálogos entre pesquisadores, ativistas e vozes subversivas origina-se da parceria entre grupos de pesquisa do Brasil e do México, tendo como os principais idealizadores/promotores o Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  e o "Posgrado en Antropología Social de la Escuela Nacional de Antropología e Historia" (ENAH). O GEDMMA é vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da UFMA, sendo o primeiro grupo de estudos do Maranhão a ser centro membro pleno do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). O Colóquio tem como objetivo promover o debate acadêmico em áreas das ciências sociais e disciplinas afins sobre conflitos socioambientais, a expansão de megaprojetos, processos de resistência de povos, comunidades tradicionais e coletivos, mesmo como outros fenômenos sociais como o diálogo com diversos agentes marginalizados, processos educativos, pesquisas com/de ontologias, epistemologias e práxis não capitalistas, mesmo como trabalhos audiovisuais e reflexões sobre a ética-política nas/das pesquisas  a partir da apresentação de relatos de pesquisadores, docentes, acompanhantes dos movimentos, estudantes, lideranças comunitárias e agentes vinculados a grupos de pesquisa tanto da UFMA como da ENAH , mesmo como de outras universidades do mundo.

O avanço de megaempreendimentos sobre territórios tradicionais, bem como outros fenômenos sociopolíticos, tem exigido um engajamento reflexivo na temática e a forte interlocução com povos, coletivos e comunidades atingidas -mesmo como com agentes marginalizados pelos discursos hegemónicos -, o que se pretende abordar no evento.

O Colóquio está organizado em sessões temáticas que acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2020, com exposições em três turnos, no intuito de aprofundar a troca de pontos de vista, perspectivas, referenciais analíticos, metodológicos e teóricos durante o evento.

Sessões Temáticas (STs)

ST 1. Megaprojetos, defesa dos territórios e violências

ST 2. Experiências de autonomia e relações não capitalistas: Narrativas insurgentes na modernidade

ST 3. Ontologias, epistemologias e práxis para além da racionalidade ocidental