Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENNA DE MACIEL DOMINICI

DISCENTE: LORENNA DE MACIEL DOMINICI
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Concepções de “direito” em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores universitários no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: elites, direito, intelectuais, perfis, representações.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Neste trabalho dissertativo são examinadas concepções em disputa sobre o “direito”, que são elaboradas, transmitidas e reproduzidas por professores universitários de Instituições de Ensino Superior (uma Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade) do Maranhão, relacionando-as com suas características sociais, carreiras e especializações em temas de pesquisa. Para tanto, foram construídos e analisados bancos de dados com informações dos agentes relativas às inscrições em domínios diversos da vida social, aos seus percursos escolares (instituições frequentadas, períodos e cursos realizados) e à produção escrita (livros, capítulos, artigos, papers em eventos, etc.). Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com docentes que constituem casos exemplares das singularidades e recorrências observadas, visando apreender os perfis, os investimentos (profissionais, acadêmicos, culturais, militantes, etc.) e as formas de legitimação de modalidades de atuação concorrentes.
Externo à Instituição - DAYANA DOS SANTOS DELMIRO COSTA - IFMA
Presidente - 1520386 - IGOR GASTAL GRILL