2021-04-16 17:42:00.204

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc/UFMA) vem, através desta nota, expressar seu pesar pelo falecimento de sua ex-aluna Keliane da Silva Viana, vítima da pandemia de Covid-19.

Keliane cursou Ciências Humanas – Sociologia no Campus da UFMA de São Bernardo e fez o curso de mestrado em Ciências Sociais do PPGCSoc, entre 2016 e 2018, defendendo a dissertação “A terra prometida ainda é promessa: conflitos ambientais e territoriais em Saco das Almas”, a partir de pesquisa de campo realizada no Quilombo de Saco das Almas, no município de Brejo – Maranhão. Era membra ativa do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (GEDMMA/UFMA), vinculado ao PPGCSoc. Atuou como professora substituta no mesmo Curso e Campus em que fez sua graduação.

Nesse momento de dor, o PPGCSoc se solidariza com a filha recém-nascida de Keliane, com seu marido, seus pais, irmãos, parentes, colegas de trabalho, estudantes. É mais uma morte evitável, em meio a uma pandemia marcada por políticas sanitárias erráticas e irresponsáveis. É mais uma dolorosa perda para nosso Programa e para as Ciências Sociais no Maranhão.

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)