CONVITE: Aula Inaugural 2021 do PPGCSOC com o Prof. Dr. André Botelho (UFRJ) Dia 10 de Junho (Quinta) 19h

2021-06-01 16:29:52.123

PPGCSOC/CCH/UFMA

AULA INAUGURAL 2021

Dia 10 de Junho | Quinta-feira | 19h

Tema:

Qual "patrimonialismo"?

A viagem redonda de uma categoria".

Com o Prof. Dr. André Botelho (UFRJ)

Doutor em Ciências Sociais (2002) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do CNPq e da FAPERJ, e atual Presidente da ANPOCS. Publicou recentemente O retorno da sociedade: política e interpretações do Brasil (Vozes, 2019).

Canal do YOUTUBE do PPGCSOC/CCH/UFMA

Sobre o tema da aula:

Desde 2013 a categoria "patrimonialismo" não sai das matérias e editoriais de jornais e das redes sociais. Partindo de alguns dados a esse respeito, a apresentação discute o tema como uma espécie de "estudo de caso" de apropriações sociais do repertório do pensamento social, problematizando-as e também rediscutindo a categoria teoricamente. Nosso argumento é que uma versão estatista do patrimonialismo tem circulado em detrimento de uma visão mais complexa sobre as relações entre estado e sociedade que a categoria também compreende. Hipóteses intelectuais e politicas serão levantadas no decorrer da apresentação.