Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: PAULA MARIZE NOGUEIRA PEREIRA

2022-03-17 09:39:56.776

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA MARIZE NOGUEIRA PEREIRA
DATA: 01/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: “AQUELE QUE SE FEZ, FEZ, AQUELE QUE NÃO SE FEZ, FICOU POR SE FAZER”: Histórias e modos de vida de famílias deslocadas por um projeto de desenvolvimento no setor energético.
PALAVRAS-CHAVES: Projetos de desenvolvimento no setor energético, efeitos sociais, deslocamento compulsório, território, modos de vida, reassentamento.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Essa dissertação analisa os efeitos do deslocamento compulsório da Comunidade Vila Madureira, deslocada em razão da instalação da UTE Porto de Itaqui na zona rural do Município de São Luís- MA e reassentada na Vila Residencial Nova Canaã no Município de Paço do Lumiar -MA, sobre o modo de vida das famílias reassentadas, considerando as alterações materializadas a partir da implantação do Programa de Realocação Residencial proposto pelos empreendedores. Durante a investigação, adotamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, visando a obtenção de dados sobre o modo de vida das famílias antes e após o deslocamento. Desse modo, constatou-se que, apesar da promessa do empreendedor de assegurar a reconstituição integral dos modos de vida das famílias deslocadas, o modelo de reassentamento modificou as diversas práticas econômicas, sociais, culturais e religiosas e impôs novas relações entre os espaços e noções de casa, trabalho agrícola e natureza. A modificação dos modos de vida tornou as famílias mais dependentes da atuação estatal e empresarial para a manutenção dos meios de subsistência.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1551792 - CINDIA BRUSTOLIN
Presidente - 1096955 - HORACIO ANTUNES DE SANT ANA JUNIOR
Externo à Instituição - ISANDA MARIA FALCÃO CANJÃO - UFMA

fim do conteúdo