Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA

2022-08-03 10:12:28.372

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Sala 01 do Prédio Sérgio Ferretti - UFMA
TÍTULO: Famílias de classe média e escolas privadas de São Luís (MA): a escolha dos estabelecimentos de ensino para “os herdeiros” do capital cultural
PALAVRAS-CHAVES: famílias; escolas privadas; classe médias; escolha da escola.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa se situa no âmbito da sociologia da educação, especificamente numa sociologia das relações entre educação e desigualdade. Seu tema central trata da relação entre famílias e escolas e da escolha da escola, tratando particularmente da relação entre famílias de classe média e duas escolas privadas de alto custo de São Luís (MA). A problemática de pesquisa adotada visou compreender como a escolha dos estabelecimentos de ensino pelas famílias pode revelar o papel das estratégias de escolarização para a reprodução social das famílias e, consequentemente, para a reprodução das desigualdades escolares e sociais. Por sua vez, o que busquei objetivar foram as estratégias de reprodução das famílias que matriculam seus filhos nessas escolas através das suas estratégias escolares. A construção metodológica passou pelo uso de estatísticas de diversos órgãos para caracterizar a classe média, os arranjos familiares e a educação brasileira, bem como por treze (13) entrevistas realizadas com pais e mães ligados ao Colégio Reino Infantil e a Escola Crescimento. A pesquisa buscou construir teórica-empiricamente ao decorrer dos capítulos o argumento de que para compreender as estratégias de reprodução das famílias a partir da relação família e escola, especialmente por meio da escolha da escola enquanto prática familiar, é preciso levar em conta princípios familiares/coletivos e recursos familiares/coletivos.
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS