Banca de DEFESA: SUZENNY NASCIMENTO DUTRA

DISCENTE: SUZENNY NASCIMENTO DUTRA
DATA: 24/11/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como sistema de classificação e estigmatização em instituições escolares de São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: TDAH. Instituições escolares. Desvio. Estigma. Instituições Totais.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho busca analisar de um ponto de vista histórico social se o processo de classificação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) contribui para que o transtorno seja visto como uma categoria de estigmatização dentro do contexto educacional. Ou seja, buscamos compreender e explicar como o transtorno é reconhecido dentro das instituições escolares e como estas contribuem para o processo de classificação de determinados atores sociais como tendo o transtorno. Esta análise se situa na perspectiva de uma sociologia do desvio e uma sociologia das instituições (totais) e, nesse sentido, são mobilizadas duas categorias analíticas, a saber estigma/desvio do Howard Becker e “instituição total” do Erving Goffman. Como campo empírico escolhemos duas escolas: “Nova Geração”, uma escola que oferta uma educação de modelo integral e técnico, que é da rede pública estadual de ensino e fica localizada no Centro da cidade de São Luís-MA. E a escola “Universo Jovem”, localizada no bairro do Cohatrac, também em São Luís, da rede municipal pública de ensino. Para a construção dos dados empíricos da pesquisa foram mobilizadas, a observação direta, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais, responsáveis/famílias e alunos.
Externo ao Programa - 2133445 - JESUS MARMANILLO PEREIRA
Interno - 426601 - JOSE BENEVIDES QUEIROZ