Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA DE CASSIA FERREIRA COSTA

2023-01-31 08:19:27.215

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITA DE CASSIA FERREIRA COSTA
DATA: 07/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: AS NOVAS IMAGENS DO PITORESCO: turismo e comodificação da natureza no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
PALAVRAS-CHAVES: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Comodificação da Natureza. Turismo. Pitoresco. Instagramismo.
PÁGINAS: 233
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), instituído como uma unidade de conservação de proteção integral em 1981, é atualmente um dos destinos turísticos mais desejados por pessoas de todas as partes do mundo. Apesar dos seus atrativos naturais, é um território marcado por tensões, disputas e conflitos socioambientais em razão da histórica presença de famílias de comunidades tradicionais, antes mesmo da sua instituição, que ali vivem e desenvolvem tradicionalmente suas atividades econômicas e outras relacionadas com o turismo. Como destino turístico, o PNLM é construído pelo imaginário social como lugar que possui uma natureza paradisíaca, intocada, desconectada da produção humana e, em razão dessas construções sociais, se torna uma destinação propícia à exploração econômica pelos agentes ligados à cadeia do turismo. Nesse cenário, a imagem se torna um instrumento de reprodução e perpetuação de tal imaginário, ajudando não somente a conformar e consolidar o olhar sobre a natureza, mas servindo como uma ferramenta eficaz de mediação e sedução do olhar para o consumo turístico da natureza no PNLM. Ancorado nesta problemática, o presente trabalho dedica atenção ao processo de constituição de imagens que forjam e retratam o PNLM como paraíso, elaboradas por diferentes agentes no processo de comodificação da natureza. Tal esforço analítico é realizado a partir de alguns eixos de discussão como: o entendimento da noção de comodificação da natureza e o papel do turismo nesse processo; a compreensão histórica e antropológica do turismo e suas rotas pela natureza, especialmente nas chamadas áreas protegidas, privilegiando o caso do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; a problematização da imagem que levou a identificação de películas estéticas, como o pitoresco e o instagramável, e o seu papel no processo de fabricação do olhar sobre natureza, que é moldada para o consumo turístico naquela unidade de conservação. Baseada em um metodologia qualitativa, construída em forma de circuito, contempla informações etnográficas de trabalho de campo, realizado em Barreirinhas e Santo Amaro (2019-2022); levantamentos bibliográficos, investigação em fontes secundárias como documentos oficiais, reportagens, revistas de turismo; pesquisa em repositório de imagens e redes sociais, livros de fotografia, ensaios fotográficos; permitindo, assim, transitar entre imagens, narrativas e práticas elaboradas por diversos agentes (donos de agências, guias, atendentes, vendedores, turistas, empreendedores locais, nativos) envolvidos com a atividade turística no PNLM. A questão central desta tese tem relação com poder que fundamenta a elaboração de imagens cristalizadoras da natureza do PNLM, que reside na atualização do pitoresco e na incorporação de novas estéticas, como o instagramismo, sendo capazes não somente de convencer o olhar, mediando as decisões do consumo da natureza através do turismo, mas também de invisibilizar a existência das populações tradicionais que ali vivem, a partir de enquadramentos que destacam a natureza como cenário, composto apenas por dunas alvas e sinuosas e lagoas com águas cristalinas sob um céu azul de verão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5122304 - BENEDITO SOUZA FILHO
Interno - 1581735 - CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO
Interno - 3299493 - JOAQUIM SHIRAISHI NETO

fim do conteúdo