Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE CRISTINE COSTA

DISCENTE: KARINE CRISTINE COSTA
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: Relações escolares e familiares: processos de escolarização em um território quilombola em São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Famílias, Identidade, Racismo, Trajetórias de escolarização.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O presente trabalho busca analisar a relação das práticas sociais das famílias que compõe o território quilombo urbano Liberdade com as práticas escolares a partir da escola Centro Educa Mais Prof. Luiz Alves Ferreira, localizada na comunidade quilombola Liberdade, em São Luís – MA. O desenvolvimento se deu através de entrevistas com os agentes sociais (estudantes e familiares do território), assim foi possível fazer uma análise do espaço escolar e familiar- onde ambas, por intermédio de suas ações materiais e simbólicas, tem um papel importante nas estratégias de escolarização dos estudantes negros, a fim de entender suas interações nas instâncias de socialização, seja no quilombo, com os amigos, nos partidos políticos entre outras formas de interações sociais etc., construindo o perfil social desses agentes, como sugerem Beaud e Weber (2014). A partir de conversas com os familiares e estudantes foi possível descobrir, que o processo de escolarização dos estudantes negros e suas famílias são permeados por uma série de nuances que abrange: processos de construção de identidade, contexto familiar, onde se almeja, por meio dos estudos, alcançar projetos de melhorias para sua família, além da conciliação de estudo e trabalho, percepção do mundo da família, dificuldades decorrentes da ausência de uma renda fixa, motivação escolar no ensino médio devido à necessidade de inserção no mercado formal ou algo ao sonho. O uso de uma etnografia do espaço social e simbólico de onde as famílias estão inseridas também foi uma das partes essenciais para se chegar à análise dos espaços socialização e dos agentes inseridos no território quilombo urbano Liberdade.
Interno - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Presidente - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA