Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA BARBOSA MOREIRA

DISCENTE: MAYSA BARBOSA MOREIRA
DATA: 15/03/2023
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS CLASSES POPULARES: semelhanças e distinções da creche e pré-escola nas zonas urbana e rural no município de São José de Ribamar-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Família; Infância; escola pública; creche e pré-escola; classes populares.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertação tem como ponto de partida responder a seguinte questão: qual a importância das creches e pré-escolas públicas para as famílias das classes populares do município de São José de Ribamar-MA? O que implica também em tentar responder se existe diferenças de papeis entre as referidas unidades escolares da zona urbana e rural daquele município. Para responder tais questionamentos, fundamentada em uma bibliografia pertinente ao tema, foi realizada uma pesquisa junto àquelas comunidades escolares (gestores e famílias), almejando captar elementos que respondessem essas questões, levando em consideração como se dá a oferta e o acesso da educação na primeira infância num município que faz parte da região metropolitana de São Luís. Em termos gerais, com o desenvolvimento da pesquisa e análise dos dados, levando-se sempre em consideração o caráter social da educação já apontado por Émile Durkheim, verificou-se que as creches e pré-escolas são imprescindíveis para as famílias, ainda que existam dificuldades no acesso às vagas disponibilizadas pelas unidades escolares no campo e na cidade, em razão da baixa oferta de matrículas pelo órgão municipal responsável pela educação como preconiza a legislação vigente. Para chegarmos a estas e outras constatações, a presente dissertação discutiu a sociogênese da família e infância, as relações de interdependência entre família e escola e o papel das escolas públicas de educação infantil no município de São José de Ribamar.
Presidente - 426601 - JOSE BENEVIDES QUEIROZ
Interno - 1790877 - JUAREZ LOPES DE CARVALHO FILHO