Banca de DEFESA: JULIANA LIMA DE CARVALHO MADEIRA

DISCENTE: JULIANA LIMA DE CARVALHO MADEIRA
DATA: 08/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A escolinha de futebol Grêmio Maranhense e a Reprodução das Desigualdades Sociais em São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Grêmio Maranhense. Formação de Jogadores. Futebol no Maranhão. Reprodução Social. Desigualdades Sociais.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O referido trabalho buscou analisar as trajetórias e estratégias de reprodução e desigualdade social de jogadores a partir de estudos de casos sobre famílias inseridas na escolinha de futebol Grêmio Maranhense, localizada no bairro da Chácara Brasil, em São Luís – MA. O desenvolvimento se deu através de entrevistas com os agentes (tanto jogadores, como familiares e técnicos da escolinha). Assim foi possível fazer uma análise sobre os espaços escolares – em que tipo de escola estudam e qual a relação desse meio social com esses jovens, a fim de entender sobre suas interações, lugares sociais e tensões, construindo o perfil social desses agentes, como sugerem Beaud e Weber (2014). A partir de conversas com os técnicos da escolinha e com alguns jogadores e pais desses jovens, foi possível descobrir naquele espaço social a existência de vários perfis sociais, que vão desde jogadores bolsistas até filhos de: empresários, médica, farmacêutico, professora, soldado aposentado. Por mais diferentes que sejam esses meios sociais, há algo em comum - o investimento no esporte, seja por motivações como: saúde, educação social, socialização e/ou porque se apoia o sonho do filho. O uso de uma etnografia do espaço social e simbólico de onde as famílias estão inseridas também foi uma das partes essenciais para se chegar à análise dos espaços urbanos e dos agentes inseridos nessa escolinha de futebol em específico.
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS