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Banca de DEFESA: KARINE CRISTINE COSTA

2023-08-04 10:02:46.094

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE CRISTINE COSTA
DATA: 15/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: : “Vou continuar estudando, quero fazer o curso de Medicina”: processos de escolarização no Quilombo da Liberdade em São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Família, Escola, Racismo, Trajetória escolar, Escolarização.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Em vista da escassez de estudos no Brasil sobre processos de escolarização de estudantes negros e escolha do estabelecimento escolar, em comunidades quilombolas, a proposta da presente pesquisa foi analisar a relação das práticas sociais das famílias levando em consideração, o espaço social e simbólico do Quilombo Urbano, dimensões da vida do estudante, entre elas dar visibilidade às vivências e práticas dos agentes, sua identidade racial e a rede de apoio afro afetivas da qual fazem parte. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, descrição etnográfica do espaço social e simbólico, utilizando como instrumentos de coleta de dados, observação participante acompanhada com entrevistas abertas semiestruturadas com as famílias e os estudantes. Primeiramente foi feito entrevistas com os estudantes de uma escola estadual da rede pública, considerada a primeira a oferecer a educação quilombola, no município de São Luís do Maranhão. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistadas 06 famílias negras de camadas popular com a intenção de analisar as práticas sociais das famílias que compõem o quilombo urbano com as práticas escolares dos filhos. Os resultados da pesquisa revelaram que a realidade social e racial dos estudantes entrevistados os deixa em desvantagens em relação ao estudante branco, pois têm que lutar para prosseguir estudando e conviver com desigualdades sócio raciais, e estar traçando para si perspectivas de vida, pois a cada momento estão sendo colocados em evidências. As características sociais do território influenciam as estratégias educativas das famílias, sobretudo na escolha (e não escolha) do estabelecimento de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 1728085 - CIDINALVA SILVA CAMARA NERIS
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO

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