Banca de DEFESA: KARINE CRISTINE COSTA

DISCENTE: KARINE CRISTINE COSTA
DATA: 15/08/2023
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: : “Vou continuar estudando, quero fazer o curso de Medicina”: processos de escolarização no Quilombo da Liberdade em São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Família, Escola, Racismo, Trajetória escolar, Escolarização.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Em vista da escassez de estudos no Brasil sobre processos de escolarização de estudantes negros e escolha do estabelecimento escolar, em comunidades quilombolas, a proposta da presente pesquisa foi analisar a relação das práticas sociais das famílias levando em consideração, o espaço social e simbólico do Quilombo Urbano, dimensões da vida do estudante, entre elas dar visibilidade às vivências e práticas dos agentes, sua identidade racial e a rede de apoio afro afetivas da qual fazem parte. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, descrição etnográfica do espaço social e simbólico, utilizando como instrumentos de coleta de dados, observação participante acompanhada com entrevistas abertas semiestruturadas com as famílias e os estudantes. Primeiramente foi feito entrevistas com os estudantes de uma escola estadual da rede pública, considerada a primeira a oferecer a educação quilombola, no município de São Luís do Maranhão. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistadas 06 famílias negras de camadas popular com a intenção de analisar as práticas sociais das famílias que compõem o quilombo urbano com as práticas escolares dos filhos. Os resultados da pesquisa revelaram que a realidade social e racial dos estudantes entrevistados os deixa em desvantagens em relação ao estudante branco, pois têm que lutar para prosseguir estudando e conviver com desigualdades sócio raciais, e estar traçando para si perspectivas de vida, pois a cada momento estão sendo colocados em evidências. As características sociais do território influenciam as estratégias educativas das famílias, sobretudo na escolha (e não escolha) do estabelecimento de ensino.
Presidente - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 1728085 - CIDINALVA SILVA CAMARA NERIS