Banca de DEFESA: SONAYRA DOS SANTOS CARNEIRO

DISCENTE: SONAYRA DOS SANTOS CARNEIRO
DATA: 19/02/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PERFIS, PRODUÇÕES E APROPRIAÇÕES DE AUTORAS REFERENCIADAS EM TRABALHOS SOBRE A AMAZÔNIA.
PALAVRAS-CHAVES: Intelectuais. Mulheres. Amazônia. Região.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O presente trabalho faz parte da agenda de pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC-UFMA) que examina as justaposições entre os domínios políticos e culturais a partir da análise das representações, práticas e perfis de agentes que se posicionam sobre a “Amazônia”. Nesta dissertação, investigamos as trajetórias (sociais, culturais e militantes) e as produções escritas de quatro mulheres, que conquistaram destaque ao escreverem sobre a “Amazônia”: Bertha Koiffmann Becker, Betty Jane Meggers, Edna Maria Ramos de Castro e Violeta Refkalefsky Loureiro. Elas foram localizadas em um universo mais amplo de agentes mais citados/as em teses e dissertações de diferentes áreas das ciências sociais das Universidades Federais do Amazonas, Maranhão e Pará. Por meio de fontes e informações variadas, observamos os investimentos, recursos e consagrações delas em relação aos seus homólogos, igualmente professores universitários porta-vozes da “região”, do sexo masculino.
Externo à Instituição - CRISTINA ALTMANN - SEDUC-CE
Presidente - 2584879 - ELIANA TAVARES DOS REIS