Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMERVAL SANTANA DE ARAUJO FILHO

DISCENTE: DEMERVAL SANTANA DE ARAUJO FILHO
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO: A escola e a covid-19: os impasses do trabalho docente na Escola SESI São Luís - Anexo
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho Docente; Covid 19; Espaço Escolar Pós-Pandêmico.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O trabalho possui como objetivo principal analisar e discutir as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 no trabalho docente no contexto educacional ludovicense na escola SESI São Luís – Anexo no ano de 2021com intuito de contribuir qualitativamente para as discussões atinentes ao trabalho docente e as mediações sociais no ambiente escolar. Em termos específicos perceber quais e como os discursos construídos e reproduzidos no espaço escolar (des)motivam os alunos durante o ano de 2021, quais os sentidos dos trabalhos desempenhados pelos docentes, analisar as consequências da privação física dos alunos a sala de aula e compreender as ressignificações que estes profissionais tiveram que passar para continuarem realizando suas atividades. O estudo aqui proposto tem como foco verificar empiricamente se as mediações sociais entre professor/a e aluno/a através de plataformas digitais ocasionaram danos aos índices educacionais e quais foram as consequências da ausência dos alunos presencialmente em sala de aula, adotando como referência os documentos oficiais como: Resolução CNE/CP no 2, de 5 de agosto de 2021, Resolução CNE/CP no 2, de 10 de dezembro de 2020, Parecer CNE/CP no 5/2020 e Fundação Oswaldo Cruz (2022). Estes documentos afirmaram as diversas etapas da evolução da Covid-19 no Brasil e as diferentes ações adotadas para conter o vírus. Foi possível perceber que houve um aprofundamento da precarização do trabalho docente, uma vez que, se observou a falta de recursos digitais para lidar com a nova realidade.
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS