Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIE DO AMARAL BASTOS

2018-04-06 08:23:16.416

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIE DO AMARAL BASTOS
DATA: 16/04/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGPP
TÍTULO: A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA no Estado de Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Estado. Capital. Educação a Distância. Educação Superior. Universidade Federal do Maranhão. Núcleo de Educação a Distância (Nead).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O política pública de Educação a Distância (EAD), no ensino superior no Brasil, na dimensão da avaliação do processo de implementação na Universidade Federal do Maranhão, nos municípios de São Luís e Humberto de Campos. Adotou-se a perspectiva dialética do método marxista para captar a EAD como fenômeno inserido na sociedade capitalista. Analisou-se o surgimento e o desenvolvimento da EAD no ensino superior, como uma política de estado, e sua relação com os determinantes ideológicos do neoliberalismo no contexto mundial, na América Latina e no Brasil. Teceram-se discussões sobre projeto dominante de educação, alinhado às demandas sociais e econômicas impostas pelo contexto neoliberal, mediado pelas novas tecnologias e materializando-se em nível local, mais especificamente no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Analisou-se também a concepção e desenvolvimento institucional da política pública da EAD no Brasil, e sua relação com a política estrutural no contexto da reforma do Estado, alinhada às diretrizes e recomendações das agências internacionais, a exemplo do Banco Mundial. O percurso final da tese foi a análise da implementação da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos municípios de São Luís e Humberto de Campos. Os resultados desta pesquisa avaliativa demonstram que o programa mantém um importante papel no Estado, no entanto, precisa realizar ajustes na sua implementação para o alcance dos objetivos propostos na formulação.
Externo à Instituição - ALBERICO FRANCISCO DO NASCIMENTO - IFMA
Interno - 1349324 - ILSE GOMES SILVA