Banca de DEFESA: JOSIE DO AMARAL BASTOS

2018-05-03 14:37:50.16

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIE DO AMARAL BASTOS
DATA: 18/05/2018
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UFMA NO ESTADO DO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Estado. Capital. Educação a Distância. Educação Superior. Universidade Federal do Maranhão. Núcleo de Educação a Distância (Nead).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Uma avaliação do processo de implementação da Política Pública de Educação a Distância (EAD) no ensino superior no Brasil, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tomando como referência empírica da experiência a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos municípios de São Luís e Humberto de Campos. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se o surgimento e o desenvolvimento da EAD no ensino superior e sua relação com o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo em âmbito mundial, sob a égide da ideologia neoliberal, com destaque às suas expressões concretas na região da América Latina e, particularmente no Brasil. Discute-se o projeto dominante de educação, alinhado às demandas sociais e econômicas impostas pelo neoliberalismo e mediado pelas novas tecnologias, materializado em nível local, mais especificamente, no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Analisa-se a concepção e o desenvolvimento institucional da política pública da EAD no Brasil no contexto da reforma do Estado, alinhada às diretrizes e recomendações das agências internacionais, a exemplo do Banco Mundial. Avalia-se o processo de implementação da Educação a Distância (EAD), por meio da UAB, a partir da experiência concreta desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos polos de apoio presenciais de São Luís e Humberto de Campos. Conclui-se que há um discurso baseado nos critérios de eficiência e racionalidade técnica que acompanha a política pública da EAD no país, expressando-se, em nível local, nos polos de apoio presencial de São Luís e Humberto de Campos, de forma muito distante das diretrizes previstas pela política. Ademais, a EAD no Brasil, de forma mais ampla, responde às determinações do capital mundializado e das agências internacionais de financiamento, a favor da expansão e massificação do sistema de ensino superior, sem um maior compromisso com a qualidade do ensino ofertado.
Externo à Instituição - ALBERICO FRANCISCO DO NASCIMENTO - IFMA
Interno - 1349324 - ILSE GOMES SILVA