Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: GREICE KELLY COSTA GOMES

2018-07-09 10:00:08.512

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GREICE KELLY COSTA GOMES
DATA: 11/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL À DEFESA DO DIREITO Á MORADIA NO BRASIL: expressões e desafios particulares em São Luís (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Questão urbana. Direito à moradia. Lutas sociais por moradia. Políticas públicas de habitação. Serviço Social. São Luís.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Análise da relação Serviço Social e direito à moradia na atualidade da sociedade brasileira, tendo como objetivo central a busca de demarcações quanto às contribuições e desafios dessa profissão à defesa e concretização desse direito. Seguindo a orientação do método histórico crítico, aborda processos de segregação urbana e precarização habitacional, mediante a configuração de certos ângulos da urbanização brasileira e da crescente tendência de financeirização da moradia. Delimita sujeitos históricos envolvidos na produção, domínio, disputas e ordenação do território urbano, dando destaque às lutas sociais por moradia e a gestão estatal da vida citadina. Aborda discursos jurídico-legais e políticas públicas de habitação favoráveis à concretização do direito à moradia, sem perder de vista a contradição entre a previsão constitucional e a realidade de negação desse direito. Recupera elementos da relação Serviço Social e direito à moradia, considerando sua historicidade e concretização nas quatro dimensões que constituem a profissão - formação acadêmico-profissional, produção do conhecimento, organização política e intervenção profissional -, incidindo de forma diferenciada em cada uma delas. Destaca, sobretudo, na dimensão da intervenção e no contexto de relações, quase sempre precárias, de assalariamento, a explicitação de contradições e desafios quanto a possibilidades de contribuições do Serviço Social à defesa do direito à moradia. Toma, para o aprofundamento da análise, o singular processo de constituição do urbano na cidade de São Luís (Maranhão/Brasil), enfatizando processos de segregação, lutas sociais por moradia, ação pública no campo da habitação e a realidade concreta da intervenção profissional de assistentes sociais que participam da execução de políticas públicas de moradia. Verifica que, na atual conjuntura histórica, se mostram claros indicativos do recuo das ações do Estado brasileiro, assumindo preceitos neoliberais, de modo mais aprofundado e autoritário, na formulação de políticas públicas de habitação, ao mesmo passo em que se alargam as desigualdade e as necessidades por habitação. São processos, que, por conseguinte, ampliam, vertiginosamente, os desafios dos sujeitos políticos e profissionais, especialmente o Serviço Social, comprometidos com a defesa dos direitos sociais, especialmente, o direito à cidade e a moradia no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 064.835.933-68 - RAIMUNDA NONATA DO NASCIMENTO SANTANA - UFMA
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA - UFMA

fim do conteúdo